Com o Sebrae você tem acesso a consultorias, treinamentos e orientações para proteger você e seus negócios (Foto: Reprodução)

Com o aumento do número de vendas de produtos e serviços impulsionado pelas festividades de fim de ano crescem também ocorrências de golpes e fraudes aplicadas no comércio, seja presencialmente ou no e-commerce.

Segundo dados do departamento Antifraude da Serasa, nas vésperas e durante os feriados, as chances do comércio sofrer com fraudes aumentam em 25%. O levantamento mostrou que os fraudadores preferem especialmente os pequenos comércios, além disso, a tentativa de fraude mais aplicada é o roubo de identidade que consiste em um comprador se passar por outro titular do documento apresentado.

Diante dos riscos, é importante que os empresários do varejo tradicional ou do digital adotem alguns cuidados para reduzir as ocorrências de golpes nessa época do ano de comércio aquecido. Uma dessas ações é sempre pedir dois documentos originais, conferir o comprovante de residência com os dados apresentados no documento.

Outra medida importante que as empresas podem tomar para evitar fraudes no comércio eletrônico é monitorar regularmente todas as transações que ocorrem em sua plataforma. Isso pode ser feito por meio de análises de dados e ferramentas de detecção de fraude.

Os proprietários de lojas online devem estar atentos a atividades suspeitas, como compras incomuns ou repetitivas, transações com endereços de entrega diferentes do endereço de cobrança ou transações de alto valor feitas por clientes novos ou inativos.

A autenticação de dois fatores é uma técnica que adiciona uma camada extra de segurança às transações online. Essa funcionalidade envolve a solicitação de um segundo fator de autenticação, como um código de segurança ou uma impressão digital, além do nome de usuário e senha do usuário.

Um fator de grande importância é o grau de conhecimento do empresário em relação aos seus clientes. Conhecê-los faz toda diferença para evitar ser vítima de golpes. As empresas devem coletar o máximo de informações possíveis sobre seus consumidores, incluindo histórico de
compras, localização geográfica e outros dados demográficos, mas atente-se sempre a LGPD, hein?!

Com o Sebrae você tem acesso a consultorias, treinamentos e orientações para proteger você e seus negócios. Acesse ce.sebrae.com.br ou entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800.

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