Fomentar o desenvolvimento dos territórios no Ceará é um dos compromissos do Sebrae/CE. Em consonância com esse objetivo, o projeto LIDER estimula as lideranças de uma região e as capacita para a construção e implantação coletiva de uma agenda de ações em benefício do território.
Um exemplo prático dessa iniciativa é o projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) Sertão Central, que apresenta a agenda de desenvolvimento do território dia 16 de maio, em Quixeramobim. Tanto o desenvolvimento das ações quanto o evento de lançamento estão sendo realizados pelo Sebrae e o grupo de líderes da região. O momento é reservado para convidados.
Como funciona o LIDER
A jornada LIDER acontece em três fases:
- Fundação (cinco meses): identificação do território e das lideranças;
- Construção (oito meses): construção coletiva da agenda de desenvolvimento do território;
- Aplicação (seis meses): implementação da estratégia e institucionalização do grupo.
Todo o processo ocorre por meio da mobilização do Sebrae junto às lideranças locais, de modo a pensar de forma coletiva quais estratégias podem contribuir com o desenvolvimento dos territórios.
No caso do LIDER Sertão Central, foram realizados nove encontros entre a entidade e os líderes, sendo estabelecidas 32 metas para o desenvolvimento do Sertão Central. Quem explica é o articulador do escritório regional do Sertão Central do Sebrae/CE, Cleverson Souza. Durante o processo, participaram 10 dos 14 municípios da região, constituindo um grupo de 42 líderes do primeiro, segundo e terceiro setor, descreve o especialista.
“Selecionamos de uma forma mais igualitária as lideranças que podem atuar ou já atuam no território e podem contribuir nesse processo. A gente tenta dosar vários aspectos, como a distribuição dentro dos municípios. São várias inteligências”, destaca Cleverson.
Segundo o analista, a expectativa do Sebrae é realizar um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico do Sertão Central no final de 2024, com o objetivo de apresentar a agenda e os resultados das ações para o restante da população.
-
Sobre a agenda do LIDER Sertão Central
Três pilares estratégicos guiam as ações da agenda: turismo, agronegócio e inovação/ tecnologia. Em todos os três fatores, a temática do desenvolvimento sustentável deve ser abordada. Além disso, a agenda está alicerçada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Algumas das ações previstas pela agenda envolvem:
- mapeamento turístico e criação de roteiros turísticos nos municípios da região;
- estímulo aos produtos rurais e ampliação da competitividade;
- consolidação do ecossistema local de inovação;
- qualificação profissional;
- aprimoração da legislação para empresas de turismo;
- estímulo ao acesso de crédito e financiamento das atividades rurais.
Saiba mais sobre a atuação do Sebrae no portal oficial.