O penúltimo dia do maior evento de inovação do estado do Ceará foi marcado por um rico intercâmbio de ideias sobre a importância da inovação no empreendedorismo
Durante o Siará Tech Summit, evento promovido pelo Sebrae/CE, o público, composto por empresários, futuros empreendedores, estudantes e entusiastas do setor, teve a oportunidade de se aprofundar em temas relevantes que moldam o futuro dos negócios. A programação é totalmente gratuita e segue até sexta-feira (25), no Centro de Eventos, em Fortaleza.
A tarde foi iniciada no palco principal pela economista Amanda Graciano, que apresentou a palestra “Transformação digital”. Em sua fala, Amanda destacou a relevância da tecnologia digital como uma ferramenta essencial no contexto atual.
“O fato é que, se não compreendemos como utilizar bem essa ferramenta, acabamos nos tornando obsoletos como profissionais. Por isso, é fundamental discutirmos este tema com todos aqueles que atuam ou desejam atuar no mercado”, afirmou.
O palco também recebeu Cláudio Azevedo, empreendedor e educador, que trouxe à tona o case de sucesso do Zé Delivery, um exemplo de inovação digital na Ambev. Durante sua apresentação, Cláudio explorou a ideia de que a inovação não precisa estar restrita a grandes corporações. “Inovar é possível no nosso dia a dia, mesmo em pequenos negócios. Compartilhei não apenas a história do Zé Delivery, mas também métodos práticos que podem ser aplicados por todos”, enfatizou Cláudio, motivando a plateia a enxergar o potencial de inovação em suas próprias iniciativas.
Daniel Mamoré, diretor nacional de vendas do Google Cloud, discutiu sobre inovação com inteligência artificial. “Dentro da cultura organizacional do Google, a inovação é um dos pilares. Não é o principal nem o único, mas não há como dizermos que temos inovação sem nos preocuparmos com o ambiente, estratégias e pessoas; isso não faz sentido. Um ponto importante que trago nesse sentido é o talento; não há como ter inovação e ser uma empresa inovadora se não tivermos pessoas competentes trabalhando lá. Eu costumo dizer que o objetivo que devemos ter é a limpeza do ego e entender que precisamos contratar pessoas melhores do que nós em determinados assuntos. Temos que buscar sempre o melhor, atrair, nutrir, comemorar e incentivar”, destacou.
A jornalista Bianca Saraiva apresentou ainda a palestra “Falar é um bom negócio – O valor da comunicação no ambiente corporativo”. Bianca ressaltou a importância da comunicação em todas as áreas e profissões. “Quando aprendemos a destravar a comunicação, desbloqueamos a nossa prosperidade. É essencial que todos, especialmente aqueles que estão iniciando suas jornadas nos negócios, compreendam que uma boa comunicação pode expandir seus horizontes e conectar com públicos mais amplos”, explicou.
Para encerrar a programação do segundo dia no palco principal, ocorreu o painel sobre o ecossistema e o desenvolvimento regional, com Alice Mesquita, gerente da unidade de eventos do Sebrae/CE, Francisco Saboya e Raimundo Costa Filho. “Nós tratamos aqui, principalmente, das formas como as cidades podem se desenvolver e da importância de cuidar dos seus talentos, trabalhando seus potenciais e levando a tecnologia, principalmente voltada para o desenvolvimento. Os dois painéis e as duas falas se complementam. Foi uma forma muito bacana de trazer conhecimento para quem estava aqui, assistindo à palestra e depois participando do bate-papo final”, finaliza Alice.
O Siará Tech Summit segue como um espaço de aprendizado e troca de experiências, promovendo a inovação e o empreendedorismo no Ceará. O evento segue até sexta-feira (25), oferecendo uma programação diversificada e trazendo mais palestras e oportunidades de networking. Para mais informações sobre o Siará Tech Summit, acesse o site oficial.