O II Seminário de Governança Empreendedora celebrou a parceria entre a entidade e o Instituto Rui Barbosa para desenvolver capacitações para gestores públicos

O Sebrae/CE realizou o II Seminário de Governança Empreendedora na última terça-feira, 10, em Fortaleza. Com o objetivo de discutir governança e a melhoria do ambiente de negócios nos municípios cearenses, o evento reuniu lideranças do setor público, empreendedores, sociedade civil e agentes da entidade de todas as regiões do Estado. 

O momento celebrou a assinatura do protocolo de intenções entre o Sebrae/CE e o Instituto Rui Barbosa, braço acadêmico dos Tribunais de Contas do Brasil. A parceria busca desenvolver, em conjunto, capacitações e certificações para gestores públicos e agentes de desenvolvimento que atuam nas Salas do Empreendedor do Sebrae. 

Outro ponto de destaque do seminário foi o encontro das turmas que participaram do programa Lideranças para o Desenvolvimento Regional (LIDER) e o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento que atuam nas 165 Salas do Empreendedor, presentes em 153 municípios cearenses.

Além disso, foi realizada a cerimônia de entrega do Selo de Referência em Atendimento para as Salas do Empreendedor que se destacaram no Estado neste ano. 

Salas do Empreendedor

As Salas do Empreendedor são equipamentos que fazem parte de uma rede parceira de relacionamento e atendimento do Sebrae em todo o País. Elas estão instaladas nos municípios, com o apoio das Prefeituras ou de instituições parceiras, e oferecem diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor. 

As salas também conectam as demandas dos empreendedores locais e as capacitações e serviços ofertados pelo Sebrae/CE e outros parceiros que atuam no apoio aos pequenos negócios.

Programa LIDER

Realizado pelo Sebrae/CE em 11 territórios do Ceará, o Programa tem por objetivo mobilizar, qualificar e integrar lideranças do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, visando o planejamento e a coordenação das ações regionais. 

Assim, o projeto prevê, além da definição de um sistema de governança, um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento, bem como a elaboração de uma agenda com projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento da região.

No Ceará, o programa já capacitou mais de 500 lideranças das regiões Metropolitana, do Maciço de Baturité, Litoral Leste, Norte, Oeste, Centro Sul, da Ibiapaba, dos Sertões de Crateús e Inhamuns, do Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Cariri. Até o momento, 10 Agendas LIDER foram lançadas, faltando apenas a da região Centro Sul, que será lançada hoje, 11.

 

Com Agência Sebrae