Movimento Agenda LIDER une lideranças de diferentes setores em ambiciosa visão estratégica para a próxima década. Ao todo, 18 municípios cearenses da região serão impactados com a iniciativa
O Sebrae segue investindo no desenvolvimento regional do Ceará. A mais nova ação nesse sentido beneficia a região Centro Sul do Estado com o lançamento de uma agenda que alinha um diagnóstico das necessidades do território com soluções eficientes e personalizadas para a próxima década.
A ênfase está em impulsionar o desenvolvimento econômico e social através do empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e elevação da competitividade regional. O lançamento da agenda de desenvolvimento da região Centro Sul ocorreu às 19h da última quarta-feira, 11, em Iguatu.
A agenda integra o Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae que mobiliza, qualifica e integra lideranças e instituições das regiões em que o programa atua.
Muito mais que apenas identificar as necessidades da região, tarefa basilar para operacionalizar a conquista de um território mais desenvolvido, a proposta da Agenda LIDER consiste também em tornar os participantes protagonistas da transformação do cenário econômico regional onde atuam e residem.
O planejamento para a região Centro Sul prevê objetivos, metas e ações nos eixos estratégicos de Turismo e Identidade Territorial; Infraestrutura e Sustentabilidade; e Empreendedorismo e Inovação, para ser executado desde o lançamento, em 2024, até o ano de 2034.
“Nós trabalhamos com uma visão de futuro ampliada, ambiciosa, com proposição e desenvolvimento de estratégias e iniciativas que venham tanto alicerçar como promover o desenvolvimento econômico regional”, explica a gestora do Programa Líder, Damaris Correia, analista do Escritório Regional Centro Sul.
Os esforços são para fazer convergir políticas de fomento, municipais, estadual e nacionais, públicas e privadas, “valorizando esse ambiente que já está favorável para que possa cada vez mais ser fortalecido os pequenos negócios e consequentemente dinamizando a economia”, reforça Damaris.
Formar líderes para gerar riquezas
A metodologia adotada pelo Sebrae trabalha com três perfis de líder, cada um representante de um setor (público, privado e terceiro setor), e contabiliza 200 lideranças advindas de 18 municípios que compõem a região.
Após capacitações realizadas pela entidade, esse grupo de voluntários torna-se ainda mais qualificado para identificar as potencialidades e os fatores de desenvolvimento regional. Além disso, tornam-se multiplicadores, atuando na identificação de outras lideranças para acrescentar às contribuições.
“Essas lideranças passaram um ano se capacitando, se preparando para elaborar essa agenda e esse momento crucial, um momento histórico para a nossa região”, afirma a gestora do Programa Líder, Damaris Correia.
“Através deles, nós vamos fazer essa integração de novos membros, de novos interessados pelo desenvolvimento aqui da região, para que possamos, juntos, unir forças e fazer com que esse trabalho coletivo possa ganhar força, possa fazer o exercício comprovado de liderança, fortalecendo toda essa rede que já está a trabalho há um ano”, complementa a gestora.
Metodologia
A metodologia do Movimento LIDER é composta por três fases. A primeira, de fundação, consiste na sensibilização e identificação de líderes que possam se comprometer, voluntariamente, a compor o grupo e se capacitar.
A segunda fase, de construção, compreende oito encontros para a coesão e qualificação do grupo de líderes, até chegar à elaboração da agenda de desenvolvimento regional. “Tudo passa por um roteiro de desenvolvimento sustentável, de ideias estratégicas, de ações inovadoras”, acrescenta Damaris.
Por fim, vem a fase da aplicação, na qual os líderes intensificam sua atuação em rede, buscando seguir tanto o modelo institucional do Sebrae como os adotados por eles.
Confira outras ações do Sebrae no site oficial!