A Academia Brasileira de Letras [ABL] já publicou, em livro, o Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa [Volp] com as atualizações da mais recente reforma ortográfica.

O Volp registra a forma oficial de escrever as palavras, conforme o Formulário Ortográfico aprovado pela Academia Brasileira de Letras em 1943, com as alterações de 1971.

Em sua página da internet a ABL continua oferecendo a   4ª edição, de  2004, sem as novas regras da reforma ortográfica. 

Diferentemente dos dicionários comuns, o Volp “destina-se a visualizar, por assim dizer, o sistema ortográfico vigente e também, até certo ponto, a prosódia [características da fala] e a ortoépia [pronúncia] das palavras de um idioma. Outra de suas funções é dar a classe gramatical dos vocábulos que arrola (substantivo, adjetivo, pronome, verbo, etc.) e, em alguns casos, a critério do editor de texto, outras informações úteis, tais como formas mais ou menos irregulares do feminino de substantivos e adjetivos, plurais de nomes compostos, homônimos e parônimos das palavras averbadas.”

Resumindo: o Volp não dá sinônimos, mas mostra a forma correta de escrever cada palavra. O seu sistema de busca é muito bom, e é uma ferramenta muito últil para jornalistas, estudantes e o público em geral.

Na página da ABL também existe um formulário em que se pode fazer perguntas sobre assuntos relacionados à língua.

Mesmo na versão antiga, o Volp continua muito útil. Vamos torcer para que os acadêmicos atualizem a versão da internet.

Vale a pena uma consulta à pagina da ABL.

Tagged in:

, ,