Plínio Bortolotti

Fortaleza, terra de ninguém

353 8

A seção “Fortaleza, terra de ninguém”, abre espaço hoje para o artista plástico Hélio Rola, que enviou a foto e a carta abaixo ao coordenador do DER.

O coordenador do DER, José André Pierre Pessoa, respondeu-lhe e sua carta a Hélio Rola também segue abaixo.

A calçada virou pista de rolagem para veículos de quatro rodas, os reis e senhores de Fortaleza

Sr. Dr. José André Pierre Pessoa

Coordenador de Engenharia de Rodovia do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Ceará (DER)
 
A foto em pauta, do caminhão baú rolando no asfalto, que antes era calçada…,  foi feita ontem, dia 18, por mim, na Av. Washington Soares, onde se vê o que resta da calçada de um Kartódromo do qual não sei o nº, mas que é vizinho à Casa José de Alencar, de nº. 6055, na dita Av. Washington Soares, que nesse trecho foi alargada do modo mais arbitrário e indevido a meu ver e ao ver de muitos.

De repente, o que era calçada se tornou, por conta de Vossa engenharia, uma pista de alta velocidade por onde os passantes, pessoas humanas, são obrigados a caminhar correndo risco de vida. Que risco correm as pessoas que andam por ali? Que racionalidade moveu o DER a fazer tal obra daquele jeito pondo em risco a vida dos pedestres que transitam por ali, na época de aulas, em sua maioria crianças e adolescentes?

Já disse antes, à Ouvidoria (ouvidoria@der.gov.br) que a subtração da calçada daquele jeito, na marra, e naquele ponto abre espaço para o acidente e morte de alguém e, portanto, pode ser tido como um ato criminoso atual e potencial de responsabilidade de Vossa engenharia.

Será que as leis que norteiam a segurança do viver humano, aqui em nossa cidade, não comovem nem movem o DER a visitar o local e, com juízo técnico, responsabilidade cívica e consideração pela vida humana, reconhecer que tem que devolver, o mais breve possível, a calçada aos seus transeuntes?

Caso contrário podemos dizer que a idéia de “progresso” e de habitar humano que anima Vossa engenharia não passa de retrocesso urbano e dano sócio-ambiental, pelo menos nesse caso?

Saudações da pARTE do Hélio Rôla
Fortaleza é nossa debilidade

A resposta do coordenador do DER

Sr. Hélio,

Antes de mais nada gostaria de agradeçer suas observações, que apresentadas de forma cidadã contribui para o nosso trabalho.

Especificamente com relação a CE-040 e suas intervenções, estamos permanentemente adaptando-a para assegurar trafegabilidade e segurança, já que notadamente essa via hoje comporta um fluxo de algo em torno de 50 mil carros dia e que sua projeção foi subestimada em 05 anos, pelo desenvolvimento acelerado daquela região.

Conseguimos ao longo desses dois anos uma redução de mais de 200% no número de acidentes com veículos e pedestres o que garante a qualidade técnica das modificações. I

Com relação ao citado acidente, em trecho onde existe um terreno para funcionamento de um Kart, já foram providenciadas as devidas indenizações e brevemente a calçada será restaurada em sua condição anterior.

Saudações

André Pierre

Vamos ver no que vai resultar. Se a calçada for restaurada, aconteceram [ão] duas coisas extraordinárias:

1. Uma autoridade abalou-se para dar a explicações a um cidadão.

2. A campanha de um homem só, que o cidadão Hélio Rosa fez para retomar a calçada para os pedestres, foi ouvida por uma autoridade responsável.

Recomendado para você

8 Comentários

  • Mas perceba que a resposta da autoridade foi toda no sentido da “trafegabilidade” da rua. Ele não respondeu o que o Hélio Rosa perguntou. OK, ele disse que reduziram os acidentes com pedestres ali. Mas será que não é porque também reduziu absurdamente a “trafegabilidade” dos pedestres?

  • Carlos Rogério disse:

    Embora louvável a iniciativa do Coordenador do DER em responder aos questionamentos do cidadão, é preciso dizer que o DER deveria primeiro ter feito as necessárias desapropriações, de modo que os pedestres não ficassem um só dia sem dispor de calçada. Da forma como foi executado o serviço, primeiro alargando a avenida para só depois pensar na calçada, ficou claro que a prioridade do DER é o trânsito de veículos e não a segurança dos pedestres.

  • Mircio Alves disse:

    Pelo amor de Deus! 200%? Olha, com este sobrenome, pierre… Quer apostar como o rapaz é de Sobral? quer apostar também como essa calçada nunca será restaurada?

  • Bigode Branco disse:

    O mais impressionante é que todas as vezes que vejo alguém, que ocupa cargo político, ser questionado sobre fatos ou atos de sua atribuição ou responsabilidade, invariavelmente essa pessoa sempre tem como resposta na ponta da língua que “já foram tomadas todas as medidas necessárias para…” ou “já existe projeto aprovado para…” ou ainda “já foram aprovados recursos para serem utilizados no…”. É impressionante a rapidez e presteza com que as coisas são solucionadas, mas há algo que deve ser aqui exposto. Poucas pessoas da imprensa se ocupam ou se preocupam em cobrar em tempo hábil ou de acordo com o cronograma “hábil”, os finalmentes executados de acordo com o que foi prometido, ou seja, resultados concretos.

  • Andre Pierre disse:

    Senhores,
    Quando tomamos a iniciativa de responder aos assuntos em questão entre vários do dia a dia, não é para se justificar,é porque alguem tem que fazer.Comentários críticos com intuito de contribuir para o desenvolvimento dos problemas são bem vindos, outros que so procuram ser oportunistas (já percebi que muita gente tem que estudar estatística)não me interessam.Para ser mais claro me coloco a disposição pessoalmente para tentar clarear qualquer assunto referente a nossa melhor rodovia, não é?

  • O Portal Messejana têm publicado uma série de reportagens de interesse da comunidade e dessas, algumas que demonstram a falta de cuidado do poder público em alguns setores, como Messejana (Lagoa e outros pontos) , a bonita (outrora)Praia do Presídio, dentre outras.

    Parab´pens pelo blog e o Portal Messejana disponibiliza espaço para suas publicações.

    http://www.portalmessejana.com.br
    E-mail: contato@portalmessejana.com.br

    Site de Messejana, em Fortaleza, Ceará, que contém informações completas do bairro, menu de Turismo, Notícias, Fotografia Digital, Informática, Humor, Roteiros de Viagem.

    http://www.portalmessejana.com.br
    email: contato@portalmessejana.com.br

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *