Plínio Bortolotti

Iurd: franceses têm filme “anti-Universal”

357 6

A Folha Online anunciou que a Central Globo de Comunicação teria comprado o documentário “Universal, uma ameaça ao país dos crentes” (“L’Universelle: Une Menace au Paix des Croyants”, no título em francês). Depois, a própria Folha Online publicou resposta da Globo, negando que tenha comprado o filme. Mas a Folha afirma que a emissora tem uma cópia da obra em seu poder.

A informação surgiu logo após o anúncio que a Record comprara o documentário Muito além do Cidadão Kane (1993), uma crítica feroz à Globo, de produtores ingleses.

O documentário “anti-Universal”, uma ataque às práticas da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd),  foi produzido para a TV católica francesa KTO, que o exibiu uma única vez, em 2002.  O filme foi feito por católicos carismáticos.

No filme, segundo a Folha Online, o bispo Edir Macedo, retratado como o líder de uma legião de fanáticos, que leva uma vida de “bilionário”*.

“A gente apertava a mão de Macedo com medo, pois era como apertar a mão do próprio Deus”, depõe em vídeo Marcelo Gonzales, ex-integrante da igreja.

O filme

No YouTube é possível ver um trecho de pouco mais de dois minutos do filme.

Nele aparece um culto da Igreja Universal na França em que o pastor promove uma sessão de “cura” do câncer e da Aids. A narradora diz que os adeptos “acreditam no milagre” e “diabolizam” a igreja católica.

O padre Marcelo Rossi dá depoimento dizendo que “no fundo” a Iurd “não é uma igreja”.

Em outro culto um pastor compara aqules que não querem pagar o dízimo ao marido que “trai a esposa”  ou aqueles que vivem “no pecado da homossexualidade”. Outro pastor achaca os fiéis desafiando-os a pôr dinheiro “sobre a bíblia”.

O depoimento mais contundente é do ex-pastor brasileiro  Marcelo Gonzales, que o filme qualifica como antigo “servidor” da Universal. Ele diz que quando a sua mulher engravidou pela primeira vez ele foi obrigado, pela Iurd, a fazer vasectomia. Segundo ele foram “mais de mil pastores” operados ao mesmo tempo, “sob as ordens do bispo Macedo”. Para Gonzales, “eles” querem cada vez “mais poder político”.

Marcelo Crivella também é entrevistado e diz que “um dia teremos um presidente evangélico”. Crivella é sobrinho de Edir Macedo, bispo licenciado da Iurd, senador da República (PR) – e foi candidato a prefeito da cidade do Rio de Janeiro na últimas eleições (ficou em terceiro lugar) (Veja aqui comentário que fiz a respeito do livro “Plano de poder – Deus os cristão e a política”, escrito por Edir Macedo e, no qual ele estabelece um plano para chegar ao poder.

Globo x Universal

O jornal O POVO deste domingo publicou uma boa reportagem, assinada pelo repórter Marcos Sampaio,  a respeito da disputa entre as duas maiores redes de TV do país:

Televisão em péde guerra.
O lado pedagóico do Confronto, texto da professora Cida de Sousa.
Pelo fim dos latifúndios, entrevista com o jornalista José Arbex.
Crônica do perdedor não anunciado, texto da jornalista Ana Ângela Farias.

*[Até 17h41min de 24/8 foi mantido o termo “miliardário”, corrigido pelo leitor Wanderley Neves, veja nos comentários.]

Abaixo, o compacto do filme “Universal, uma ameaça ao país dos crentes”.

Recomendado para você

6 Comentários

  • Uma pena que esses ataques que não resultam em nada acabam por fortalecer esses verdadeiros aliciadores, que dizem serem vítimas de perseguição do tinhoso. E ainda mais quando se fala em uma igreja que tem um jornal com tiragem de mais de 2 milhões de exemplares, a segunda rede de tevê e o partido do vice-presidente da República.

    P.S.: “Miliardário” é erro de tradução. No sistema fracês, 1 milliard é mil milhões; ou seja, um bilhão.

  • Sérgio disse:

    Desculpem-me mas quero deixar aqui tb o meu comentário:

    Não pertenco a nenhuma religião, mas apenas gostaria de dizer,
    como é que os Católicos conseguem viver naquelas mentiras de idolatria, mentira e engano!!
    Quantas pessoas que vão em PROCISSÕES adorando imagens de pau de pedra de madeira, quando DEUS DIZ QUE SÓ A ELE ADORARÁS E SÓ A ELE PRESTARÁS CULTO…e também, NÃO FARÁS IMAGEM DE ESCULTURA DE NADA DO QUE HÁ TERRA E NO CÉU…

    Acho que por de trás da Globo deve estar a Igreja Católica com a sua “Inquisição disfarçada contra todos os que se rebelarem contra ela e mexerem com os seus interesses apostatas”.
    Milhares de Católicos tem-se convertido a outras igrejas e abandonado as mentiras que praticavam!
    Vamos acordar CATÓLICOS, religião não salva ninguém, fátima, maria, aparecida, lurdes etc, etc, são invenções da religião, dos homens, não são de DEus coisa nenhuma!

    Como é que certos estudiosos estudam tanto e não conseguem enchergar tamanha FALSIDADE E MENTIRA dessa Religião.
    Da IURD pelo que sei não adoram as imagens. Se pedem o dízimo ou não não sei, mas pelo menos praticam a Biblia, pois lá fala do Dízimo e ofertas.
    Voçês criticam a IURD por pedirem dinheiro etc, mas e a Igreja católica com a idolatria, quanto tem ganho, santinho aqui, santinho ali, velinhas, procissões, festas, romarias, padre, baptizado, casamento, oferta para a santa, ouro para a santa enfim, milhões, biliões de euros que ganham por ano com toda ESTA MENTIRA DE SANTINHOS E IDOLATRIA!!!
    Este dinheiro vai para onde, amigos? Para o cofre do Vaticano? porque não distribuem então pelos pobres, por aqueles que nada tem!
    PORQUE NÃO RECONHECEM QUE AO LONGO DESTES ANOS TODOS, TEM ENGANADO O MUNDO INTEIRO COM A SUA IDOLATRIA, PORCA E SUJA?
    Vamos abrir os olhos, que já e tempo!!!

  • Wilton Santana disse:

    O sujo (Igreja catolica) falando do mal-lavado (Protestantes)

  • sousa disse:

    Que Deus tenha compaixão desses idolatra como pode uma canal de televisão tão poderoso ter medo de um minusculo, Deus disse mesmo que ande não escurião não temeras pois estaras com migo olhe eu não pertenço congreção nem huma mas sempre vo aos cultos Deus e amor < sembleia de Deus , pentesostal ou igreija do reino de Deus realmente a mas fervoça que tem mas poder e a igreja do reino de Deus pois ja estive presente la, nada mas a declara

  • Luan disse:

    Acredito que nenhum membro da Santa (divina) e pecadora (humana) Igreja ainda tenha se manifestado, muito bem, aqui estou. Muitas vezes, nós que petencemos a Una Católica e Apostólica Igreja de Cristo, talvez por receio de sermos taxados de extremistas ou algo parecido, não nos manifestamos e simplismente ficamos calados no que diz respeito as perseguições contra os Fiés Crentes. Essa briga humana de canais de tv, tenta ser de carater teológico, usando das Escrituras Sagradas para ferir a imagem da Igreja Católica. Veja bem a Igreja nasceu em (Mt 16, 18-19) que diz o seguinte: “Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. De fato, muitas foram as perseguições contra a Igreja, no entanto esta sobreviveu e se tornou ainda mais forte. É claro que a Igreja tem erros e “muitos”, erros humanos, mas sua instituição é divina. Esses que se dizem evangélicos acham que conhecem as Escrituras, mas não, eles não conhecem! Sempre usam do mesmo texto para dizer que nós Católicos somos idólatras que esta em Ex 20,4. Nós conhecemos esse texto e sabemos interpreta-lo de modo teológico; vejam que eu estou me referindo aos evangélicos que fazem das Escrituras um mero livro onde voce pode interpretar os textos de modo literal sem observar o contexto e o sentido telógico real. Estou me dirigindo a essas igrejólas de meia boca e não às nossas verdadeiras irmãs que merecem respeito e admiração.. Anglicana (IEAB), presbiteriana (IPB, IPIB, IPC, IPU etc..), luterana (IECL), metodista.. E outras de origem históricas que possuem valor e tradição na interpretação das Escrituras Sagradas.
    Não somos idólatras, nossas imagens são representações de carater catequético, muito contribuiu para a cultura a nossa iconografia. Deus proibiu imagens de idolos do grego original “είδωλο” “eído̱lo”, isso para proteger o povo de Israel da idolatria dos povos pagãos que rodeava seus eleitos. Em (Ex 25, 18) O Senhor diz: “Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro”.. O Senhor mandou fazer estas imagens, não para o povo adorar, mas para as suas procissões e veneração pois Deus se manifestava do meio dos querubins (Ex 25, 22). Não existe somente esse texto há muito mais que se refere a veneração de imagens..(I Reis 6,23),(II Reis 19,15)(Números 21,8-9).. Em relação a interceção dos santos podem ler: (Jó 5,1), vejam.. Não somos idiotas brincando de igreja, nosso instituição possue dois mil anos de história, com muita luta, perseguição, coisas positivas e negatigas, mas aqui estamos.. Prontos para mais dois milenios e prontos para mais perseguição, pois a Palavra diz: ” Disse-vos tudo isto para que vos não acovardeis.
    Expulsar-vos-ão das sinagogas. E vai chegar a hora em que alguém, ao matar-vos, pensará prestar um serviço a Deus.
    Eles farão assim porque não conhecem nem o Pai nem a Mim”.
    (Jo 16,1-3) e diz ainda mais: “Se soubermos perseverar, com Ele reinaremos”. (II Timóteo 2,12).
    Não estou aqui para ofender ninguém, longe de mim, estou aqui apenas para defender a minha familia, a minha Igreja que tanto amo e repeito.. Sim, com suas qualidades e defeitos, ainda é a Igreja de Cristo, a quem temo como meu Senhor e Salvador; que Deus O Eterno seja louvado, adorado e glorificado, que Ele tenha misericórdia dos apóstatas.
    VT.IN.OMNIBVS.GLORIFICETVR.DEVS
    *PS. Os irmãos que querem comentar algo, devem em primeiro lugar, buscar estudar as Escrituras Sagradas em seus originais “Grego, Hebraico”e também o seu contexto, isso para evitar conclusões pricipitadas e erroneas.

    Ir. A. Luan Rafael Meira Moreira

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *