L. Mota - 4 livrosQuem tem paciência de acompanhar este blog, sabe que eu venho publicando alguns textos de Leonardo Mota, referência nas pesquisas sobre a cultura popular nordestina.

Divulgo as onze histórias sobre o cangaço que ele recolheu e enfeixou em No tempo de Lampião, livro escrito em 1920. 

Leonardo Mota é nome de rua no Dionísio Torres, o que o faz, de certo modo, ser lembrado. Mas a importante obra do Mestre Leota deveria ser mais conhecida, pois o cearense de Pedra Branca foi o primeiro a recolher e publicar os causos, as anetodas, a poesia e o cancioneiro nordestino, sendo fiel à linguagem popular, sem fazer dela uma caricatura.

Assim, foi com alegria que descobri a ABC Editora, de Fortaleza, editou – e ainda tem em estoque – quatro de seus principais livros: “Cantadores – Poesia e linguagem do sertão cearense” [com prefácio de Luis da Câmara Cascudo]; “Violeiros do Norte” [prefácio de Herman Lima]; “No tempo de Lampião” [prefácio de Fran martins] e “Sertão alegre” [prefácio de Rachel de Queiroz].

A ABC também  tem “Terra de Sol”, de Gustavo Barroso, um importante intelectual cearense, pouco conhecido [talvez porque tenha sido integralista, por isso mal visto na “Academia”]. Em uma das edições do Anuário do Ceará, do O POVO, o professor Eduardo Diathay publicou um de seus textos.

A editora também tem “Viagens do Nordeste do Brasil” [1816], um clássico do inglês Henry Coster, com prefácio e comentário de Câmara Cascudo.

O acervo é completado por uma lista de livros de autores cearenses e brasileiros que se tornaram clássicos, como Machado de Assis, José de Alencar, Oliveira Paiva, Bernando Guimarães, Joaquim Manuel Macedo, entre muitos outros.

Caso se interesse, terá ainda a oportunidade de trocar dois dedos de prosa com o jornalista e editor Maurício Xerez, negociar com ele um preço justo pelas bem cuidadas edições [foi assim que eu fiquei com os quatro livros de Leota]  – e observar o seu entusiamos pelos livros.

O telefone da ABC editora: (85) 3264 3648.