Plínio Bortolotti

Quixeramobim e a casa de dois cearenses famosos: Conselheiro e Fausto Nilo

2972 3
Casa onde nasceram Antônio Conselheiro e Fausto Nilo

Casa onde nasceram Antônio Conselheiro e Fausto Nilo

Os dois naceram na mesma casa, em Quixeramobim, com diferença de mais de 100 anos.

O primeiro tornou-se tragicamente famoso, ao liderar a maior rebelião sertaneja que se tem notícia neste Brasil: Antônio Conselheiro, Canudos

O outro é conhecido por sua vocação artística, na música e na arquitetura – pelas belas composições que constrói com palavras e argamassa: Fausto Nilo.

A casa fica no Centro de Quixeramobim, tombada pelo patrimônio histórico do Estado. De Conselheiro, o que se vê são algumas fotografias feitas na época e outras mais recentes.

De Fausto Nilo, a única lembrança é a placa na parede lembrando que ele nasceu naquela casa.

Marcos, que recepciona os visitantes, me mostra uma parte mais nova da casa, uma construção, nos fundos, feita pelo pai de Fausto Nilo, voltada para o rio Quixeramobim.

A casa está pintada de um amarelo ocre; me lembro do disco de Fausto Nilo “Casa tudo azul” e pergunto qual a cor original da casa. Marcos diz que não se sabe; que se espera verba para restauração, etc., quando se poderá  “chegar perto” da cor original. Ele diz também que o piso foi várias vezes trocado – e ele suspeita que em tempos mais antigos deveriam ser de tijolo cru.

Pergunto por que o pé-direito [altura da parede] é tão alto – deve dar dez metros ou mais em uma das salas – e ele explica que nas casas do serteanejas, “quem tinha condição” fazia as paredes altas para melhorar a circulação do ar. De fato, na dita sala, o clima é mais ameno.

Antônio Conselheiro nasceu em março de 1830; Fausto Nilo em abril de 1944 – 114 anos separam os dois quixeramobinenses mais famosos. Os une a “Casa tudo azul” ou a cor que teria quando nasceu o Conselheiro. Conselheiro faz parte da história; Fausto Nilo ainda está fazendo a dele.

[Para ler todos os posts sobre o assunto clique abaixo em “Roteiro de férias”.]

Veja mais fotos.

Frente da casa onde nasceram Antônio Conselheiro e Fausto Nilo

Frente da casa onde nasceram Antônio Conselheiro e Fausto NiloSala da frente da casa, com fotografias do massacre de Canudos e outras mais recentes sobre o tema

Sala da frente da casa, com fotografias do massacre de Canudos e outras mais recentes sobre o tema

Sala da frente da casa, com fotografias do massacre de Canudos e outras mais recentes sobre o tema

Recomendado para você