Plínio Bortolotti

Orós, a cidade onde é proibido falar mal de Raimundo Fagner

838 17

 Na entrada de Orós, pergunto o que posso ver na cidade: a rádio do Fagner; vou lá pensando ser o local onde se encontra a Fundação Raimundo Fagner, que o cantor mantém na terra onde nasceu e viveu parte de sua vida.

Subo por uma rua íngreme – só vai na primeira marcha, o pé no fundo -, juro que fiquei com medo que o carro virasse, mas chego lá; pergunto se há algum acervo sobre o cantor: nada. Indicam-me o endereço da Fundação Raimundo Fagner, “pode ser que lá tenha”.

Na fundação encontro o professor César que me explica que o objetivo da fundação não é manter um acervo sobre Fagner, mas atender crianças de adolescentes, de 7 anos a 17 anos: 200 deles recebem “aulas de educação artística, com ênfase na música, complementação alimentar e reforço escolar”.

César me diz que, caso eu queira ver um acervo sobre o cantor, posso fazê-lo em Fortaleza mesmo, onde fica a outra sede da Fundação Raimundo Fagner [rua Duarte Coelho, 1023, Parque Itamarati, no bairro de Messejana – (85) 3274 3726, com Rebeca].

Aviso aos críticos musicais: Raiumundo Fagner é uma instituição em Orós; visitando a cidade, evite qualquer tipo de crítica a ele.

[Para ler todos os posts sobre o assunto clique abaixo em “Roteiro de férias”.]

Recomendado para você

17 Comentários

  • Cleone R Silva disse:

    Pq falar de uma pessoa q ajuda as pessoas carênte..pq não falamos do q falta fazer:como saude q estar uma precaria o mal atendimento,sei q vc não tem nada ver com isso.mas o povo de Oros tem medo de falar de tudo.

  • MIRIAM DE SOUSA disse:

    PORQUE ALGUEM FALARIA MAL DE UMA PESSOA TÃO QUERIDA COMO O FAGNER , SO PORQUE ELE FALA O QUE PENSA!AS PESSOAS PERGUNTAM E ELE RESPONDE .,COM MUITA SINCERIDADE , ACHO LINDO ESSE JEITO DELE , ELE É MARAVILHOSO ,ESTIVE EM OROS SO POR CAUSA DELE,FALEM O QUE QUISER , MAIS EU O ACHO LINDO DE MAIS AMO VER ELE DAR ENTREVISTAS FALANDO O QUE PENSA ,ACHO GRAÇA NAS SUAS PALAVRAS , ELE É LINDO ELE É TUDO ! POR ISSO TENHO TANTO AMOR POR ELE .E O DEFENDO ,NÃO DEIXO NINGUEM FALAR MAL DELE, PERTO DE MIM NÃO . BEIJOS

  • Juracy Passos disse:

    Nunca falar mal do Raimundo Fagner, êle construiu e mantem uma grande obra social de extensa utilidade para os jovens do seu estado. Devemos sentar a madeira em caetano veloso, maria bethania e Dona Canô que nada fazem por Santo Amaro (BA), e usam o nome da cidade para se promover na famigerada midia nacional. Procurem uma obra ou instituição criada a bem do povo de Santo Amaro, pelos Veloso. Isso sim e uma vergonha.

  • CLÉRIA SALDANHA disse:

    Plínio, esse negócio de você ter falado que o Fagner é uma instituição na cidade de Orós é pura realidade. Eu que o diga. Sou Promotora Pública e respondi pela comarca de Orós durante alguns meses em 2001/2002, salvo engano. E foi, exatamente, nesta época que pude constatar essa sua assertiva. Ele é, realmente, uma pessoa muito querida em sua cidade. Muito popular e benquisto. Nesse tempo, eu me hospedava no Hotel Municipal, de onde via a casa do Fagner no alto de uma pequena serra (um local mais elevado em relação ao hotel). Vi-a de minha janela, que ficava defronte. Logo no meu primeiro dia de trabalho em Orós, fui avisada de que a cidade despertava às 06:00 da manhã, ao som das músicas do cantor, que eram religiosamente executadas, naquele horário, pela radiadora local, bem como de que os bares de lá costumavam exibir fotos dele em suas paredes. No Fórum, tive a grata satisfação de saber que a secretaria da Promotoria era prima legítima do Fagner. Ciente disso, não perdi tempo e, uma semana depois, eu exibia um cartaz enorme, com a foto do cantor, que ele houvera autografado para mim. Por sinal, ainda o tenho e ainda cultivo o hábito de ouvir as belas canções do Fagner. Deslizes, por exemplo, é uma das mais lindas!

  • Valdimiro disse:

    Plínio, o Fagner fez um show antologico no ultima dia 11 de maio em homenagem ao dia das mães em Orós, só pra vc ter uma idéia, a platéia era de 25 mil pessoas, superior a população da cidade que é de 21 mil. Isso demostra o carinho e o respeito não só de Orós, mas de toda a população do estado.

  • cosmo f de alcantara disse:

    Fagner : um cantor de grande respeito é admirado por toda minha familia
    convivo em são paulo a 25 anos sou do ceará da cidade de varzea-alegre . Mas todo ano eu visito o orós e no meu carro só toca as músicas dele aquele que chamamos filho do orós .( parabéns pelo seu trabalho).

  • Maria Betania Bastos Advincula disse:

    Fagner, sempre foi e sempre será uma pessoa especial.
    È aquele que saiu do Ceará pra fazer sucesso e ser reconhecido por seu talento.
    Mas como a sua musica mesmo diz”
    Quero um dia ter saudade
    Desse canto que eu cantei
    E chorar se der vontade
    De voltar pra quem deixei
    De voltar pra quem deixei

  • aeldo arauo disse:

    falar desse mito e facil,pois so tem coisa boa.

  • Tairony robson disse:

    sou fâ de carteirinha de fagner, e jamais eu vou deixa que falem mal dele na minha presença

  • mauricio tavares disse:

    fagner e nada mais nada menos do que um dos maiores cantores e compositores brasileiros sou fam numero um gosto de todas as suas musicas em especial canteiros

  • regia disse:

    E tem como falar mal de um artista maravilhoso como o Fagner? não mesmo!!!

  • Luiz oliveira disse:

    Todos têm o seu dia ruim né? O Fagner foi muito grosso com um músico aqui em Minas que emprestou um violão para ele em um show. Fagner, numa crise de mal humor, xingou e jogou o violão do cara no chão dizendo que não o instrumento não prestava. Não adianta endeusar ninguém, somos todos humanos.

  • Maria Aparecida Chves do Nascimento disse:

    Maravilhoso Raimundo Fagner.

  • Luiz Villela disse:

    Começei a ver estes posts porque acabou de passar na JANGA um pouco da história de Espedito Seleiro ,porque minha mulher embora cearense não sabia onde ficava NOVA OLINDA , já faz tempo más é interressante ver um paulista que já mora um tempo aqui no CEARÁ descobrir o interior do estado , aliás tambem sou paulista e moro 12 anos nesta terra querida. E RAIMUNDO FAGNER MERECE , ELE É O MAIORRRRRRRRRRRRRRRRRRR , Valeu PLINÍO abrços.

  • natanael Saraiva disse:

    Fagner já estive duass vezes em oros meu Pai morava no iguatu e eu moro em Roraima duas vezes que fui visitar e tive o privilegio de ir em um shou em Quixelô foi otimo conheci uma senhora prima do fagner dona Lurdes se nao me engano do hotel encanto das aguas ao lado da ilha dele foi muito bom conhecer esta senhora com um sorriso doce abraço sincero que tem uma bela historia de vida. espero que o fagner venha fazer um show aqui em Roraima quero ir……

  • Jaime dos Santos disse:

    Belo trabalho de r Fagner precisa ser extenso ao Brasil todo maravilha

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *