Casa Sol NascenteAna Sudário [coordenadora] e Arilo Deodato, presidente da Casa Sol Nascente estiveram hoje no O POVO. A Casa Sol Nascente acolhe e cuida de crianças e adultos soropositivos. Eles vieram convidar para a inauguração da nova casa construída para as crianças, no CEU [Condomínio Espiritual Uirapuru]: será no dia 1º de março 2010 [segunda-feira] , às 9h.

Vieram também para agradecer ao O POVO pela campanha desenvolvida, que resultou doações no valor total de R$ 200 mil, possibilitando erguer uma casa de 370 m² – que contou também com a ajuda da Prefeitura de Fortaleza para a sua construção.

São 15 crianças atendidas, com idade entre um ano e 12 anos acolhidas da Casa, onde têm cuidados médicos, alimentação, aulas de informática, psicomotricidade e expressão corporal.

Antes, as crianças estavam em uma casa absolutamente precária, alugada nas proximidades do CEU, depois que as chuvas do ano passado derrubaram a casa original, também inadequada para atender as crianças.

Agora, Ana e Arilo enfrentam outro trabalho. Construir uma casa para os adultos. Eles dizem que, se foi um desafio socorrer as crianças, este será maior ainda – as pessoas são refratárias a ajudar adultos: “Ninguém quer saber dos adultos, ninguém se sensibiliza”, diz Ana.

A casa em que os 12 adultos moram hoje é inadequada para receber camas hospitalares – alguns não conseguem mais se levantar – e cadeiras de rodas. Além disso, dizem eles, “o piso está afundando”.

Devido às especificidades da casa, a avaliação é que sua construção custará R$ 1 milhão. Mas nem Ana e nem Arilo esmorecem. Eles se preparam para levantar o dinheiro necessário.

A Casa Sol Nascente faz parte da Obra Social Nosssa Senhora da Glória – Fazenda Esperança – instituição dirigida pelo frei Hans Stapel.

Na fotografia: O presidente da Casa Sol Nascente, Arilo Deodato e Ana Sudário [coordenadora]; eu estou à esquerda. Foto de Talita Rocha.