Já se encontGols de placara nas livrarias o livro11 gols de placa, que reúne matérias investigativas tratando do futebol no Brasil. Lançada pela Abraji em parceria com a editora Record, faz parte da coleção “Jornalismo Investigativo”.

“Quando comecei a fazer esse livro, me lembrei que nunca tinha visto na faculdade matérias importantíssimas do jornalismo brasileiro. A idéia da coleção é resgatar esses trabalhos”, relata Fernando Molica, ex-diretor da Abraji [Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo] e organizador da obra.

Além de trazer um tema que está em pauta com a proximidade da Copa do Mundo, a escolha de futebol como assunto para o terceiro volume da série serve para mostrar que o jornalismo investigativo não precisa se restringir a temas como política ou direitos humanos.

“É possível fazer jornalismo investigativo em qualquer área. Tem havido um aumento nas matérias esportivas com teor investigativo, e o livro é uma forma de reconhecer isso”, diz Molica. [do portal da Abraji“, onde pode ser lido o texto completo.]