Nesta quinta-feira [22/10], estaremos eu e o Marcelo Bloc [@marcelobloc]  na Universidade de Fortaleza [Unifor] falando sobre “Mídias sociais no jornalismo”.

Avisei para a Elisiane Campos [@elisiannecampos], que fez o convite e escreveu o texto abaixo, que eu não era o cara mais indicado para fazer isso, pois sou do tempo em que telefone era preto e geladeira era branca.

Mas, gentil, ela insistiu: vamos lá.

«A era da web 2.0, ou “web social”, faz surgir novas plataformas colaborativas no ambiente virtual. Ferramentas como blogs, Twitter, Facebook, dentre outras, representam verdadeiras revoluções no modo de fazer e receber notícias. Os tradicionais papéis se metamorfosearam; o receptor se transformou em um potencial produtor de informações, e os produtores se depararam com os desafios propostos por novas formas de fazer comunicação.

Esse novo cenário virtual afeta diretamente quem sempre trabalhou com a notícia. Os jornalistas encontraram novas ferramentas que podem auxiliar seu trabalho, mas que também representam profundas mudanças a serem absorvidas. Para falar sobre como o surgimento e desenvolvimento das redes sociais afetam as atividades midiáticas, a turma de Oficina em Jornalismo do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) convida os jornalistas Marcelo Bloc (Verdes Mares) e Plínio Bortolotti (O POVO).»

Debate: Mídias sociais no jornalismo

Data: 22 de abril de 2010 – Quinta-feira
Horário: 07h30min
Local: Auditório A1, bloco A
Universidade de Fortaleza (Unifor)