O Atlas Linguístico do Estado do Ceará (Alece) será lançado nesta quinta-feira (20/5/2010)  no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento começa às 20h e é parte da programação que a universidade promove pelos seus 55 anos de instalação, que se completam em junho de 2010.

O Atlas é resultado de 17 anos de pesquisa em várias regiões do Estado. Em dois volumes, a obra é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de subsidiar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos.

Sob coordenação do Prof. José Rogério Fontenelle Bessa, a equipe que liderou as pesquisas do Atlas é formada por alguns dos mais importantes estudiosos da área, como José Alves Fernandes, José Pinheiro de Souza, Alexandre Caskey, Hamilton Cavalcante de Andrade, Mário Roberto Zagari, Ignácio Ribeiro P. Montenegro e José Carlos Gonçalves.

A ideia de elaboração do Atlas surgiu  nos anos 1970, no Núcleo de Pesquisa e Especialização em Linguística, do Centro de Humanidades da UFC. Nele se diferenciam os falares de homens e mulheres, de escolarizados e não-escolarizados. É o sétimo do Brasil, depois dos produzidos na Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul.

O Atlas será vendido por R$ 50,00 (os dois volumes).

Conheça o projeto Atlas Linguístico do Brasil (Alib).