Plínio Bortolotti

Pão de Açúcar não está nem aí para a segurança dos clientes

357 10

A forma como a loja do Pão de Açúcar, que fica no cruzamento das avenidas Senador Virgílio Távora e Antônio Sales organiza o seu estacionamento vai acabar pro provocar um acidente. E grave.

Os carros que vêm pela Senador Virgílio, no sentido praia sertão, usam o estacionamento como atalho, para fazer a conversão à esquerda na Antônio Sales.

Há um trânsito absurdo de veículos que usam o estacionamento como se fosse uma rua. São uns palhaços que, para evitar andar mais uma ou duas quadras, põem em risco a vida das pessoas que estão fazendo compras. No entanto, cabe ao supermercado tomar providências para pôr ordem na casa.

Já conversei com alguns funcionários sobre o assunto. Um deles me disse que uma senhora escapou por pouco de ser atropelada, que os clientes se assustam com frequência e não raro há freadas bruscas.  Outro: “Sábado à noite é pior, o pessoal passa a toda, não quer nem saber”.

Algum tempo atrás, cheguei a falar com uma gerente. Ela disse que o abuso era cometido pelos motoristas. Concordei, pois há idiotas para tudo, mas a responsabilidade de resolver o problema é do supermercado.

Sugestão: basta pôr duas cancelas de estacionamento, daquelas que sai o tíquete, que os clientes pegariam na entrada, pedindo a liberação a um funcionário, depois das compras. Deve custar alguns tostões fazer isso, mas acho que o Pão de Açúcar aguenta.

Se é só argumento do dinheiro que eles entendem, basta pensar o seguinte: se acontecer um acidente no estacionamento, o Pão de Açúcar vai tomar um processo do tamanho de um bonde nas costas. E nem na lentidão da Justiça eles podem ser fiar mais, pois pareces que suas excelências estão andando mais rapidamente com os processos.

Mas é isso, é a Fortaleza, terra de ninguém, onde cada um faz o que quer de seu pedaço – e ninguém tasca.

Veja neste mapa mal ajambrado que fiz como é a marmota. Os “ispertos”  vêm pela Senador Virgílio Távora, dão uma entradinha na rua Henriqueta Galeno, passam por dentro do estacionamento, e fazem a conversão pela av. Antônio Sales.

Recomendado para você

10 Comentários

  • Jáder disse:

    Se isso acontecesse apenas no Pão De Açúcar da Virgílio Távora, o problema seria pequeno. Mas o mesmo problema se repete em todos os postos de gasolina e estacionamentos das esquinas das grandes avenidas da cidade.

    • pliniobortolotti disse:

      Procede, Jáder,

      Creio que poder pública tinha de tomar providências. Pelo Código de Posturas do Município não é permitido fazer o rebaixamento total de calçadas como vários comércios, principalmente postos de gasolina fazem. E, mais, para impedir o “atalho” a Prefeitura deveria proibir a abertura para duas vias.

  • Renato disse:

    Plínio,

    Esse é apenas um dos problemas desse estacionamento. Há outro: muitos dos clientes que realmente pararam para fazer compras ali querem subir a Virgílio Távora na saída e, para isso, bloqueiam o trânsito da Antônio Sales.

  • Veleiro disse:

    Eu me pergunto se a AMC não pode intervir nisso usando o poder de polícia que dispõe para regularizar essas “arrumações” dos motoristas cearenses.

    Nem se diga que é propriedade privada do Pão de Açúcar, porque até a propriedade privada tem que atender o fim social e não ser utilizada como subterfúgio para uma violação do trânsito.

    O que o Renato falou é verdade, acontece quando ao sair do super mercado o motorista quer pegar a Virgílio Távora em direção ao sertão, ou seja, cruzar a Antonio Sales inteira nas 3 faixas, em pleno cruzamento com a Virgílio Távora!

    Em casos assim tem que haver uma parceria do Pão de Açúcar com o Poder Público para “domesticar” alguns motoristas.

    Abraços,

  • Antônio disse:

    Plínio, vc foi muito severo com o supermercado.Quem faz uma manobra ilegal,faz outras várias.É o mesmo motorista que toma sua frente na via, estaciona na calçada, não se importa de fechar a via para esperar o filho na escola, aquele mesmo menino que ele quer vê Doutor ,etc.Se um segurança do supermercado se atrever a barrar seu acesso, aí meu amigo, pense num boneco.No mínimo vai receber vários palavrões, isso se não levar uns empurrões.A empresa ainda vai receber um processo por danos morais.Por sua vez, esperar pela AMC e polícia, é achar que vive na cidade das maravilhas.Se esse memso motorista fizer a manobra nú com várias escopetas a mostra, mesmo assim ele não vai ser abordado pelo “estado”.Penso que a solução seja simples.Basta seccionar o estacionamento,quem entra pela Senador , não tem acesso a Av.Antônio Sales , o mesmo ocorrendo com quem entra pela Antônio Sales.Aparentemente é simples.Só que para isso, a empresa precisa apresentar uma alteração no RIST-Relatório de Impacto no Trânsito, junto a AMC, aí sim, vai sofrer que só couro de pisar fumo para ser atendido.

  • Felipe Lima disse:

    Concordo que, embora esteja no poder do supermercado solucionar o problema, ele dificilmente seria responsabilizado por um atropelamento em suas dependências, sendo a ocorrência de inteira responsabilidade do condutor.

    Aproveito para lembrar que, na Antônio Sales com Desembargador Moreira, também num supermercado, há um estacionamento em 45º que paralisa constantemente a faixa da esquerda da avenida. Sair de ré em avenidas não faz mais sentido…

    Falta inteligência no trânsito de Fortaleza, para os gestores e para os motoristas.

  • Antônio disse:

    Felipe, a responsabilidade penal é pessoal, é dizer, é do motorista infrator.Contudo, seria lógico também a responsabilidade civil do supermercado, sem excluír o dono do carro.

  • HA INCOMODO MAIOR O ERRO NÃO É DO PAO DE ACUCAR E SIM DO SER HUMANO QUE SO FAZ AS COISAS DO SEU JEITO ALGUNS ELES DEVERIAM SABER QUE DESSA FORMA NUNCA FUNCIONOU PELAS EXPERIENCIAS PASSADAS . . .

  • Marcelo disse:

    Já sei que se passou 5 anos mas até agora nada mudou ainda….o pior é que na parte ao lado (americanas, Wizard e etc) o pessoal esta fazendo a mesma coisa no horário de pico…o pior é que isso ocorre para ganhar alguns metros, pois o “isperto” vem pela antonio sales, e como o transito esta parado ele quer ganhar uns carros de vantagem e entra no estacionamento das américas pra sair um pouco na frente…é o cúmulo !!!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *