Plínio Bortolotti

Pronto Socorro Estudantil, a nova seção do blog para ajudar alunos em desespero

316 7

De Suellen Garcia, recebi, via e-mail, este texto:

«Sou estudante de jornalismo das Faculdades Cearenses – FaC e preciso divulgar uma matéria, valendo nota, para a cadeira de Agência de Notícias. Por favor, dê uma olhada e se for viável a sugestão para postar no blog, peço que me responda ao e-mail. Desde já agradeço pela atenção.»

Sempre disposto a contribuir com a nobre causa dos estudantes de Jornalismo, inauguro hoje a seção Pronto Socorro Estudantil, publicando o texto abaixo. Espero que o(a)  professor(a) reconheça este modesto blog como uma mídia digna de gerar uma boa nota para a Suellen.

Índices de diabetes aumentam nos últimos anos no Brasil
[Do Jornal da Pauta, informativo dos alunos da disciplina Agência de Notícias, do curso de Jornalismo da FaC]

A diabetes vem aumentando nas estatísticas da Organização Mundial da Saúde – OMS e já é considerada como epidemia mundial. 50% da população brasileira possui diabetes e não sabe, já que, na maioria dos casos, a doença age silenciosamente atingindo pessoas com idade de 40 a 50 anos. Mas a faixa etária não é uma regra.

A diabetes tipo 1, por exemplo, atinge jovens e cresce 3% ao ano. Um dado preocupante é a incidência da doença em crianças. Anualmente, cerca de 70 mil crianças desenvolvem diabetes.

Em Fortaleza, a Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos do Ceará – ACDEH faz um trabalho com a população visando minimizar esse problema. Segundo a presidente Helena Rocha, a ACEDH tem como objetivo promover a prevenção da diabetes e hipertensão, realizando um acompanhamento com os associados, que hoje somam cerca de 4.600 pessoas.

Para a nutricionista Ângela Pirajá, que faz trabalho de orientação com os associados da ACEDH, essas estatísticas vêm aumentando devido à mudança de hábitos alimentares da população: “Hoje em dia o consumo de açúcar é muito grande, principalmente de doces, sobremesas, refrigerantes, massas. Tudo isso contribui para o aumento de peso e consequentemente o aumento na prevalência do diabetes”, comenta.

Nesse contexto, a ACEDH visa a alertar a população sobre os malefícios dessa doença, com vários serviços disponíveis na “Quarta-feira da Saúde”, quando as pessoas podem se dirigir até a sede da associação fazer o cadastro e realizar exames de glicemia, utilizar os serviços do podólogo e também da nutricionista.

Quem quiser ver o informativo completo preparado pelos estudantes clique no Jornal da Pauta.

Recomendado para você

7 Comentários

  • Suellen Garcia disse:

    Nossa Plinio, muito obrigada! Você salvou minha nota =)

    Abraços

  • Nossos cumprimentos ao jornalista Plínio Bortolotti, por essa louvável iniciativa. Parabenizamos, também, a universitária Suellen Garcia, por haver elaborado um texto enxuto e bastante elucidativo sobre essa “epidemia silenciosa”. Você acredita, tem garra e demonstra compromisso com o jornalismo. Qualidades fundamentais para o sucesso na profissão.

  • BernieR disse:

    Interesante, no va a continuar con este art?culo?

    BernieR

  • Marcela disse:

    Essa seção do blog promete aliviar as angústias sofridas durante o tempo de estudo e na academia. Perguntas que a gente imagina que não podem ser respondidas, stress por conta da enorme carga de estudo e outras coisas fazem da nossa cabeça um turbilhão de dúvidas. O mais legal é que existem instituições que dão tiram essas dúvidas e ainda ajudam em soluções, como a minha faculdade por exemplo, aqui em Brasília, o IESB. Por isso eu dou uma dica, na hora de estudar escolha uma instituição que dê todo tipo de suporte e te ofereça qualidade junto com uma boa estrutura, eu fui feliz na minha escolha, seja feliz na sua também, pesquise!

  • Caio disse:

    Muito legal ver a possibilidade que esse blog abriu para uma estudanta que necessitava 🙂 Em Brasília seria bacana desenvolver algo parecido. Creio que uma boa ponte seria estudantes do curso de jornalismo do IESB. Uma instituição extremamente qualificada e em constante evolução.

  • Caio disse:

    BOm dia! Tenho feito visitas ao site e é legal ver o conteúdo gerado, até mesmo indiquei para amigos do IESB, mas o maior questionamento é quanto as atualizações, estão demorando muito. Poderia verificar essa questão para que possamos fazer com que se tenha maior interação acadêmica, caso seja o interesse.

    • Plínio Bortolotti disse:

      Caro Caio,

      Agradeço a atenção. Procuro fazer atualizações diárias, mas nem sempre me é possível. Mas também não se passam muitos dias sem atualização. A não ser que você se refira especificamente ao “Pronto Socorro Estudantil”. Nesse caso, faço a postagem de acordo com o pedido de estudantes.

      Abraço,
      Plínio

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *