De Suellen Garcia, recebi, via e-mail, este texto:

«Sou estudante de jornalismo das Faculdades Cearenses – FaC e preciso divulgar uma matéria, valendo nota, para a cadeira de Agência de Notícias. Por favor, dê uma olhada e se for viável a sugestão para postar no blog, peço que me responda ao e-mail. Desde já agradeço pela atenção.»

Sempre disposto a contribuir com a nobre causa dos estudantes de Jornalismo, inauguro hoje a seção Pronto Socorro Estudantil, publicando o texto abaixo. Espero que o(a)  professor(a) reconheça este modesto blog como uma mídia digna de gerar uma boa nota para a Suellen.

Índices de diabetes aumentam nos últimos anos no Brasil
[Do Jornal da Pauta, informativo dos alunos da disciplina Agência de Notícias, do curso de Jornalismo da FaC]

A diabetes vem aumentando nas estatísticas da Organização Mundial da Saúde – OMS e já é considerada como epidemia mundial. 50% da população brasileira possui diabetes e não sabe, já que, na maioria dos casos, a doença age silenciosamente atingindo pessoas com idade de 40 a 50 anos. Mas a faixa etária não é uma regra.

A diabetes tipo 1, por exemplo, atinge jovens e cresce 3% ao ano. Um dado preocupante é a incidência da doença em crianças. Anualmente, cerca de 70 mil crianças desenvolvem diabetes.

Em Fortaleza, a Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos do Ceará – ACDEH faz um trabalho com a população visando minimizar esse problema. Segundo a presidente Helena Rocha, a ACEDH tem como objetivo promover a prevenção da diabetes e hipertensão, realizando um acompanhamento com os associados, que hoje somam cerca de 4.600 pessoas.

Para a nutricionista Ângela Pirajá, que faz trabalho de orientação com os associados da ACEDH, essas estatísticas vêm aumentando devido à mudança de hábitos alimentares da população: “Hoje em dia o consumo de açúcar é muito grande, principalmente de doces, sobremesas, refrigerantes, massas. Tudo isso contribui para o aumento de peso e consequentemente o aumento na prevalência do diabetes”, comenta.

Nesse contexto, a ACEDH visa a alertar a população sobre os malefícios dessa doença, com vários serviços disponíveis na “Quarta-feira da Saúde”, quando as pessoas podem se dirigir até a sede da associação fazer o cadastro e realizar exames de glicemia, utilizar os serviços do podólogo e também da nutricionista.

Quem quiser ver o informativo completo preparado pelos estudantes clique no Jornal da Pauta.