Como vocês sabem abri uma seção neste blog chamada de “Pronto Socorro Estudantil”. É que alguns professores de cursos de Jornalismo pedem trabalho para alunos e só lhes dão nota em caso de o material ser publicado. Alguns generosos estudantes equivalem este modesto blog a um jornal, portanto, não posso lhes negar pedido como o que segue abaixo:

«Olá Plínio, me chamo Jessica Fortes e sou estudante de Jornalismo das Faculdades Cearenses – FaC. Assim como a Suellen, preciso divulgar uma matéria, valendo nota, para a disciplina de Agência de Notícias. E estou um tanto desesperada (rsrs), por isso peço encarecidamente que dê uma olhadinha nas matérias, e se for viável peço um espaço no seu blog, para a divulgação do trabalho que o Desafio Jovem do Ceará realiza desde 1975, recuperando jovens dependentes químicos. É um trabalho muito sério, que está sendo prejudicado por falta de doações e parcerias. Desde já agradeço sua atenção, Jessica Fortes.»

Portanto, segue abaixo a matéria da Jéssica sobre o Desafio Jovem do Ceará, instituição que trabalha na recuperação de usuários de drogas,  dando também apoio às famílias – gratuitamente.

Projeto do Desafio Jovem está parado por falta de parcerias
Jessica Fortes

Um dos mais importantes projetos do Desafio Jovem está parado por falta de parcerias. Trata-se do projeto Empresa Solidária, que visa a reinserção do recuperando na sociedade. Segundo a Diretora de Telemarketing Tereza Cristina Munguba, o projeto não esta funcionando como deveria, pois as empresas querem uma garantia de que os recuperandos não terão recaídas. Mas ainda segundo ela, este é um compromisso que o DJC não pode assumir, pois a recuperação é contínua e dura toda uma vida.

O Desafio Jovem do Ceará atende anualmente através do Núcleo de Assistência Ambulatorial cerca de 2.000 pacientes. Para garantir o seu funcionamento, a instituição depende de doações e parcerias. De acordo com Cristina Munguba, mesmo tendo convênios com a saúde do estado e do município as contribuições que a instituição recebe ainda não são suficientes para manter a casa. Com o objetivo de fechar com novos parceiros o DJC desenvolveu o Projeto Empresa Solidária.

O projeto funciona da seguinte forma: o Desafio Jovem faz a triagem de algumas empresas e marca uma visita, com o intuito de esclarecer o papel social da instituição e as convidam para fazerem uma parceria. As empresas interessadas podem contribuir:

? Fazendo o acompanhamento de um jovem e ofertando uma vaga no quadro de funcionários da empresa após a sua saída;

? Apadrinhando um jovem durante o seu tratamento. Nesse caso a empresa não doa quantias aleatórias, ela fica sabendo o custo de um interno e custeia as despesas do mesmo;

? Ou ainda colaborando com valores para ajudar na manutenção da instituição.

Em contrapartida a esta ajuda, o DJ ministra palestras dentro das empresas parceiras, e havendo casos de dependência alcoólica ou química com funcionários ou familiares, a instituição oferece apoio ao tratamento.

Mais informações:
• Desafio Jovem do Ceará fone: 85 30527200 – Email: djceara@djceara.org.br Av. Dedé Brasil, n° 565 – Parangaba – 60740.000 – Fortaleza – Ceara – Brasil
• Estudantes Jéssica Fortes, Marília Araújoe Raylane Ramos: (85) 85050983
Doações:
Banco Bradesco S/A Agência: 649/ Conta: 10624-0

“É importante lembrar que a sua doação, vai e volta em benefício da sociedade” Cristina Munguba.

Veja o informativo na íntegra.