Plínio Bortolotti

Hélio Rôla continua a sua peleja contra o barulho aéreo

551 1

"AeRola 380" - The Ghostplane/como torná-lo real? (clique para ampliar)

De Hélio Rôla, o artista-pensador que vigia os céus da Lagoa Redonda, recebi texto e imagem, com entretítulos de minha responsabilidade.

«Abuso socioambiental de origem aeronáutica

… 311 dias atrás, no Grande Debate da TV O Povo, em 13 de março de 2010… o representante da INFRAERO se deu ao desplante e disse para a audiência da TV O Povo, audiência nada desprezível em número e apercebimento, que nessa imensa Fortaleza somente eu, “seu” Hélio Rôla é que reclamava do barulho dos aviões…Lembram disso?

Tirania empresarial

Ignomínia, é o nome que dou a esse comentário maldoso…bem revelador da conduta pirata que alicerça a fortuna da aviação comercial, aqui e alhures, isto é, irresponsável quanto às conveniências socioambientais e legais… Isso é tirania empresarial da boa e não é nada trivial esse meu empenho – nosso -, quero dizer, em deixar claro que nos deixamos levar pela tirania empresarial fazendo crer, quando não pedimos respeito ao nosso direito por sossego, que o avião somente traz benefícios…Progresso assim não é progresso, é aviltamento do habitar humano, aviltamento da cidadania, o avião é uma coisa e a empresa aeronáutica é outra, bem diferente.

Birra?

Bom, voltando aos aviões…Desde então, depois desses 311 dias uns 18.660 aviões continuaram, como antes faziam, durante as 24 horas, aloprando, voando baixo e despejando danosa poluição acústica e borrifo químico nada saudável sobre uma expressiva parte da cidade que insiste em se chamar de bela… Bela com céus empestiados?..Para ilustrar o infortúnio que isso representa tivemos desde aquela entrevista até agora 3.421 vôos somente durante as madrugadas… Pouca coisa? Birra minha?… Quem decide?

Ministério Público

O Ministério Público vai se manter, como tem feito até agora, em silêncio em meio a tanto barulho e ilegalidade?…Meu Deus! Sinal dos tempos? Aqui posso afirmar que se algum resultado sensato e legal surgir não tenho como não dizer que eu e muitos outros que sofrem e se rebelam contra essa agressão estamos dia e noite zelando pelo bem-estar de muitos também…por quê não desejar aos amigos fortuna e paz ambiental?
Saudações da pARTE do Hélio Rôla.»
rolanet.blogspot.com
www.twitter.com/rolanet
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6283

Recomendado para você

1 comentário

  • Conceição Dornelas disse:

    Bem, meus caros, parece que o MP terá que se pronunciar em breve!
    Verdade seja dita Fortaleza tem um aeroporto no coração da cidade e estárá alcançando 50 000 voos anuais em breve …Pelas Leis Internacionais terá que logo logo se enquadrar na legislação ou seja, suspender os vôos noturnos…É o que está previsto. Isso pensando em se tornar uma cidade moderna e respeitadora de leis e acordos Internacionais e sem falar no respeito aos seus proprios habitantes e cidadãos, temos a nossa Constituição que exige um meio ambiente saudável para todos independente se esteja perto do aeroporto ou em rotas de aviões. Não são os avioes que devem dominar o espaço territorial. Este é um direito coletivo, das populações. Ou o aeroporto se enquadra ou terá que se mudar. Estamos aqui para cobrar que a lei seja cumprida. Ou não estamos???

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + um =