Para quem gosta de novela – para fruí-las ou estudá-las (ou ambas) – pode baixar gratuitamente o livro Lauro César Muniz solta o verbo.

Autor teatral, de novelas e minisséries, Lauro trabalhou nas principais emissoras de TV do país. Na Globo ficou por  mais de 30 anos – e, no livro, relata a sua polêmica saída da emissora.

A obra é da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. No site, encontram-se para download gratuito biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV.

Resenha

A resenha do livro publicado no site da Coleção Aplauso

«Com impressionante vigor e costumeira sinceridade, este livro relata a trajetória de um dos maiores dramaturgos e autores de telenovelas do Brasil: Lauro César Muniz. É um livro-depoimento ao jornalista Hersh W. Basbaum (que também registrou para a Coleção a biografia de José Renato) ao conseguir apreender o âmago da vida e da obra de Lauro, nascido em Ribeirão Preto, formou-se engenheiro civil e depois em dramaturgia pela EAD de São Paulo.

Ficou conhecido ao escrever para o teatro peças de sucesso como “Este Ovo é um Galo”, “O Santo Milagroso”, “Direita Volver”, “Infidelidade ao Alcance de Todos” e tantas mais.

Estreou como autor de telenovelas ainda na TV Excelsior (em 1966, com “Ninguém Crê em Mim”), trabalhando também para a Tupi (“Estrelas no Chão”) e Record (“Pupilas do Senhor Reitor”, “Os Deuses estão Mortos”).

Mas é na Globo que se consagra primeiro com o seriado “Shazam, Xerife & Cia” (coescrito com Walter Negrão) e depois com enredos inovadores e de sucesso como “Carinhoso”, “O Salvador de Pátria”, “Escalada”, “O Casarão”, “Espelho Mágico”, “Sinal de Vida” e outras. Assim como minisséries (“Chiquinha Gonzaga”, “Aquarela do Brasil”) e diversos trabalhos.

A partir de 2006, passou a cotrabalhar com a Rede Record, escrevendo Cidadão Brasileiro, Poder Paralelo.»

Neste post mais livros virtuais sobre comunicação e jornalismo que podem ser baixados gratuitamente.