Plínio Bortolotti

Unilab começa a funcionar

524 2

Ministro Fernando Hadadd cercado de pessoas que pediram para tirar foto com ele (clique para ampliar)

Estive hoje na inauguração da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), com aula inagural proferida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Presentes, o governador do Estado, Cid Gomes (PSB); a prefeita de Redenção, Francisca Torre Bezerra, a Cimar (PSB); prefeitos de vários outras cidades da região, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, reitores de todas as universidades públicas do Ceará, e um senador (Inácio Arruda, PCdoB).

Presença

Mas a presença mais marcante foi da população da cidade, que já tomou a universidade como sua. O pátio do campus provisório ficou lotado de pessoas do lugar: crianças, adultos, estudantes (fardados) de diversas escolas, mães carregando crianças.

A prefeitura cedeu a sua própria sede para que a Unilab iniciasse as aulas. O campus próprio será construído ao lado, na entrada de Redenção, sendo que um trecho estará em terras do Acarape, o município vizinho.

Medicina

Em um longo discurso (40 minutos) – depois de ter-se atrasado uma hora para a solenidade – o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o conceito de que “o aluno precisa ir à educação”, mudou – e que agora “a educação é que precisa ir ao encontro do aluno”, ao lembrar do aumento do número de escolas técnicas e da interiorização dos campus universitários no país.

O governador, por sua vez, disse que faria uma “provocação, no bom sentido” ao reitor da Unilab, Paulo Speller: se ele conseguisse implantar um curso de medicina na universidade, ele – Cid Gomes – garantiu que construiria em Redenção um hospital regional para propiciar essa área de ensino aos estudantes (aplausos).

Cid Gomes também disse uma frase sobre Lula, ao lembrar feitos do antecessor de Dilma Roussef: “O maior presidente da história do Brasil”.

Ao fim, tanto o governador como o ministro foram cercados por pessoas que fizeram questão de tirar fotos com eles.

Guiné Bissau

Tive o oportunidade de conhecer Miate Bontecó, presidente da Associação dos Estudantes da Guiné Bissau, em Fortaleza. Puxei conversa depois de ver vários estudantes – crianças do ensino fundamental – aproximar-se dele e de um amigo para perguntar: “Posso tirar uma foto com o senhor?” Ele, sorridente, aquiescia. “Voces viraram artistas”, brinquei. Ele, rindo: “É, celebridades”.

Ele disse que prepara algumas atividades para serem realizadas em setembro, quando, no dia 24, Guiné Bissau completa 37 anos de independência de Portugal.

Na edição de amanhã do O POVO (26/5/2011), a cobertura feita pela repórter Viviane Gonçalves e pelo repórter-fotográfico Igor de Melo. [Para o Igor não passar vergonha: a foto acima é de minha autoria.]

Recomendado para você

2 Comentários

  • RUFINO SILVA - ARACOIABA disse:

    Ilustre colunista, desejo parabenizar a fidelidade em todos os relatos dessa solenidade de inauguraçõ da UNILAB, em Redenção. todos os detalhes, que eu tambem acompanhei detidamente, estão á altura de um jornalista de seu quilate. Parabéns pela bela matéria e sobretudo por enriquecer o evento com vossa presença e trazer a todos que vivem da informação do nosso dia a dia. Trabalho para a FM Maior de Baturité, uma empresa que pertence ao empresário Emanoel Gurgel, da rede de comunicação da SOMZOOSATE,instalada na cidade de Baturité. Á guisa de esclarecimentos, queria apenas citar as presenças do prefeito de Guaramiranga, Luiz Viana, de Aracoiaba, Marilene Campelo, de Baturité, Silvana Furtado, Acarape, Acélio de Freitas, Ocara, Leonildo, de Barreira, Peixoto, capistrano, Claudio Saraiva, Mulungu, Mansueto, Redeção, Cimar, Romulo de Pacoti. Segundo observadores, este escriba e radialista, não compareceram, os prefeitos de Itapiuna, Palmácia e Aratuba. Louve-se a presença maciça de quase todos educadores da região, notadamente os estudantes.Cito em nome dos secretários de educação, o jovem professor Regivaldo Freires, excelente secretário de educação de Ocara.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *