Plínio Bortolotti

Lino Villaventura e Adriana Piorski: um bom papo nos Diálogos O POVO & Cultura

Paula Lima entre Lino Villaventura e Adriana Piorski (clique para ampliar)

Caros, o acontecimento foi na quarta-feira e hoje é sexta, uma eternidade em se tratando de Internet.

Como somente agora tive tempo, resolvi postar assim mesmo – por interessante -, a conversa entre os estilistas Lino Villaventura e Adriana Piorski – com a participação do público que lotou o auditório da Livraria Cultura para vê-los.

A conversa, com mediação da jornalista Paula Lima (O POVO) encerrou esta edição dos Diálogos O POVO & Cultura, que teve muita gente boa, como se pode ver aqui.

Anotei algumas coisas, esparsamente, mas creio que vale para quem se interessa pelo assunto.

Adriana Piorski, 26 anos de idade, disse que a mãe é artista plástica e que  fazer trabalhos manuais era “normal” na casa dela.

Disse que a carreira começou “por acaso”, sem que nada houvesse sido planejado. “Comecei do zero, pois não tinha dinheiro para investir”. Ela começou vendendo suas criações por meio de um fotolog; hoje ela continua vendendo pela internet e abriu uma loja no shopping Del Paseo. O ateliê, que disputava espaço em sua residência, mudou-se para outra casa.

Na brincadeira

Lino Villaventura, 32 anos de profissão, diz que também começou a fazer roupas “na brincadeira” (ele disse que era por demais conhecida a história: a primeira pela que fez foi um colete para a sua mulher, Inez).

Afirmou que tudo foi se desenvolvimento “muito naturalmente”, mas que hoje fez da profissão “um sacerdócio”. E que se vê desafiado a surpreender a ele mesmo em cada coleção. “Eu tento me surpreender antes de surpreender as pessoas”.

Além do gosto pelas artes visuais, Lino recomenda aos aspirantes a estilista: “Você têm de ler, e não é ver revistinha de moda”, e evocou o cinema como a sua “grande abertura para o mundo, para a vida”. Com o cinema, ele disse “você vai sonhar, vai delirar”.

Moda do mundo

Adriana emendou: “A moda não se inspira na moda; a moda se inspira no mundo”. “No meu processo de criação eu esqueço a semana da moda, eu esqueço a revista de moda”.

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