Plínio Bortolotti

Curso ensina como buscar informações públicas para a produção de reportagens

Estão abertas inscrições para a segunda edição do curso on-line “Transparência e investigação: jornalismo com informações públicas”, elaborado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Unesco

O treinamento é gratuito e tem financiamento do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O objetivo do curso é levar a repórteres conhecimentos e ferramentas para a produção de reportagens com dados e e informações disponibilizadas por órgãos públicos.

Seleção

Serão selecionados 75 participantes, que aprenderão como obter dados públicos para compor ou enriquecer suas matérias. Além disso, receberão noções de RAC (Reportagem com Auxílio de Computador) para extrair novas informações a partir dos dados públicos.

Pulitzer

O curso apresentará também um making of de boas investigações feitas a partir desses dados, incluindo uma das vencedoras do prêmio Esso 2010 e do Pulitzer 2011.

As inscrições podem ser feitas até 4 de janeiro de 2012. Com duração de cinco semanas, o curso terá início  com início em 7 de janeiro e será concluído no dia 12 de fevereiro.

Mais informações e link para a ficha de inscrição.

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.