Praça de Icaraí de Amontada e igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

Icaraí de Amontada – também conhecida como Icaraizinho de Amontada – é uma praia no litoral Oeste, a cerca de 190 quilômetros de Fortaleza, pela rodovia Estruturante (CE 085).

Asfalto

Até há alguns meses, os cerca de 30 quilômetros entre a CE 085 e a praia era uma estrada carroçável. Com a passagem do asfalto é bem possível que a tranquilidade do local seja um pouco afetada. Portanto, caso alguém queira conhecer o lugar com as feições atuais, este é o momento.

Pousadas

Em Icaraí de Amontada há várias pousadas, desde uma bastante sofisticada, até lugares mais simples.  Como estou de férias, não entrei para perguntar preço e nem verificar as condições, mas, pelo menos algumas delas parecem bastante boas e bem arrumadas. Se estiver interessado, uma busca na Internet deve resolver.

Diferentemente de outras vilas – creio que a maioria do Ceará – os pescadores não usam jangadas, mas barcos a vela em seu trabalho.

Dá para visitar praias próximas, como Moitas e Caetanos.

Eólica

Em Icaraizinho funciona uma usina eólica – e não me parece que ofenda a paisagem.

[A propósito, não acredite em tudo o que ler na internet, principalmente alguns deslumbres de revistas dedicadas ao turismo. De fato, o lugar é simpático, belo e tranquilo, mas não se deixe levar pelas as toneladas de adjetivos próprio dos profissionais de turismo.]

Veja mais fotos (clique nas imagens para ampliar).

Vista da praia

Jogo de futebol em Icaraí de Amontada, com boiada ao fundo

Vista da praia