Na contramão dos jornais europeus, que perdem assinantes, leitores e anunciantes, uma publicação lançada em 2009 na Itália está prosperando.

Trata-se de Il Fatto Quotidiano (“Fato Cotidiano”), jornal impresso, dirigido e produzido Marco Travaglio. Blogueiro conhecido por reportagens investigativas, Travaglio foi chamado por um colega jornalista, Massimo Fini, para ajudá-lo a promover sua nova revista no seu blog, quando perceberam que tinham material suficiente para um jornal diário.

Questionando lugares-comuns na imprensa, fazendo oposição ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, o jornal teve cerca de 6 milhões de euros de lucro em 2010 e 2011.

O jornal tem circulação diária de 127 mil exemplares, com 42 mil assinantes. A edição online tem 450 mil usuários únicos diariamente. Diferentemente de outras publicações italianas o “Il Fatto Quotidiano” não aceita subvenções governamentais.

Veja a matéria completa na IJNET – Rede de Jornalistas Internacionais.