Entre os dias 9 a 11 de novembro 2012, Fortaleza sediará a 5ª Conferência Internacional Felicidade Interna Bruta (FIB), que se constitui alternativa ao conhecido PIB (Produto Interno Bruto), como um novo modo de medir o progresso dos países. O evento faz parte da programação da 10ª Bienal Internacional do Livro.

FIB

Para a FIB, a questão principal não é o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico, cultural, ambiental, espiritual e a qualidade de vida das pessoas.

Butão

O conceito foi criado em 1972, pelo rei do Butão, um pequeno país do Himalaia, com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Para falar sobre o assunto, estará na conferência Dasho Karma Ura, presidente do Centro de Estudos do Butão. Atualmente, o país é uma monarquia constitucional.

Mais informações e inscrição para a conferência.

Decrescimento

Um assunto correlato a esse é a corrente de economistas e filósofos que defende que as economias do mundo precisam parar de crescer, pois a natureza teria chegado ao seu limite. A primeira vez que ouvi falar sobre a necessidade do “decrescimento”  foi em um discurso do senador Cristovam Buarque (PDT). Depois, li alguns textos e um livro sobre o assunto – e escrevi quatro artigos sobre o tema, cujos links seguem abaixo.

Decrescimento feliz
Tratado do decrescimento sereno
Quem são os lunáticos?
Sete bilhões

 

Tagged in:

, ,