A Escola Superior do Ministério Público da União promove o 4º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário. Podem concorrer matérias veiculadas em jornais universitários e mídias-laboratório (impresso, rádio, televisão e on-line), com o tema “A atuação do Ministério Público da União no combate à improbidade administrativa e à corrupção”.

A participação é aberta a alunos de graduação matriculados no curso de Jornalismo de universidades públicas e particulares de todo o Brasil.

Premiação: a) R$ 5.000,00 para a melhor matéria produzida em cada uma das cinco regiões brasileiras, b) R$ 3.000,00 para a segunda melhor matéria produzida em cada uma das regiões.

Inscrições até 15 de junho de 2013, com matérias veiculadas entre 1º de janeiro de 2012 e 14 de junho de 2013. Mais informações e inscrição.

Pacheco JordãoPRÊMIO JOVEM JORNALISTA FERNANDO PACHECO JORDÃO

O Instituto Vladimir Herzog lança a 5ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, com o objetivo incentivar estudantes de jornalismo a elaborar pautas jornalísticas relacionadas aos direitos humanos.

Temas

Neste ano, serão abordados os seguintes temas: a) Após uma década de políticas de ação afirmativa, o que os jovens negros, que ingressam no mercado de trabalho, contam sobre discriminação e superação? b) Bullying: como se aprende a violar a dignidade humana.

Apoio

Os concorrentes deverão elaborar um projeto de pauta, que terá apoio financeiro para desenvolvê-la. Será permitida a inscrição individual ou em grupo com até três estudantes. As inscrições estarão abertas até o dia 20 de abril de 2013, nas seguintes modalidades: a) jornal, b) revista, c) rádio, d) televisão, e) internet.

Prêmio especial

Além da ajuda financeira que todos os projetos selecionados receberão, será concedido o Prêmio Especial para a melhor matéria. O grupo vencedor será premiado com uma viagem a Joanesburgo para visitar o Museu do Apartheid.

Mais informações e inscrição.

Tagged in: