Arte: Hélio Rola

Arte: Hélio Rola

O Facebook vai passar a cobrar por mensagens enviadas a “perfis desconhecidos”, ou seja aqueles que não são “amigos” do usuário. Segundo matéria publicada no O POVO Online, “a novidade entrou em funcionamento sem nenhum anúncio oficial”, valendo para alguns usuários para “testar” o mecanismo.

Usuário terá seu cartão retido como refém

A rede social de Mark Zuckerberg cobrará por meio de um cartão de crédito. Uma vez salvo os dados do carão, eles podem ser usados para compras futuras feitas pelo respectivo usuário.

Com o pagamento, as pessoas poderão enviar suas mensagens diretamente às caixas de entrada de usuários desconhecidos. Caso o contrário, essas mensagens são direcionadas para a pasta “Outros”, uma espécie de caixa de spams (lixo virtual) pouco visitada. Assim, os usuários poderão se comunicar sem restrições apenas com seus amigos na rede social.

Preço

Ainda não há um preço fixo para enviar as mensagens, mas foi observado por meio de testes que, quanto mais amigos o usuário remetente possuir, maior será a quantia cobrada. Os preços podem ser tanto de R$ 0,60 quanto de R$ 30,70.

Comentário

Parece que está acabando a era do “tudo grátis” na Internet. Os gigantes virtuais que defendem a “liberdade” na rede, a qual deveria ser um parque de diversão sem pagamento de entrada, o fazem somente quando eles podem ganhar dinheiro com a anarquia.

Vamos ver agora o que  dizem aqueles que defendem que os meios de comunicação tem de oferecer a sua produção gratuitamente.

 

Tagged in:

, ,