AbrajiA Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou o “Manual de Segurança para Cobertura de Protestos”. O guia foi elaborado a partir de entrevistas com repórteres agredidos, presos ou hostilizados durante os protestos que se disseminaram a partir de junho de 2013. O manual da Abraji também compila recomendações de diversos manuais internacionais para situações equivalentes.

Ataque a jornalistas
O manual mostra informações úteis para que jornalistas se protejam e tentem evitar ser agredidos durante a cobertura de protestos. Desde maio do ano passado, a Abraji contabilizou mais de 170 casos de violações contra jornalistas no país.

Espanhol e inglês
Sairão também versões em inglês e espanhol, relevantes para alertar profissionais estrangeiros para especificidades do Brasil. Violência policial contra jornalistas e a hostilidade de manifestantes contra repórteres da grande imprensa podem ser incomum para os correspondentes. O manual foi redigido pela jornalista Clarinha Glock e editado pelo jornalista João Paulo Charleaux.

Clique aqui para mais informações e para baixar o manual.

Tagged in:

,