GuiaO Centro Europeu de Jornalismo (EJC, da sigla em inglês) lançou um Manual de Verificação com orientações de checagem de conteúdo gerado por usuários da rede mundial de computadores.

Editado em português, o manual tem como subtítulo Um guia definitivo para a verificação de conteúdo digital na cobertura de emergência, e pode ajudar jornalistas a conferir se o material divulgado ou enviado por internautas é verídico ou falso.

Crises
Os editores do manual alertam que nas situações de crise as redes ficam sobrecarregadas com  “pedidos de socorro, relatos de novos acontecimentos e informações sobre resgate”.  Por isso “muitas vezes, relatar a informação correta é um passo crítico para a formulação de respostas do público e dos técnicos de ajuda humanitária; pode ser, literalmente, uma questão de vida ou morte”.

Redações
Por isso, o manual “dá conselhos de melhores práticas sobre como verificar e utilizar as informações fornecidas por usuários e faz recomendações práticas para facilitar o preparo das redações para a cobertura de desastres”.

Clique aqui para ter acesso ao Manual de Verificação.