Política

Luizianne promete Guarda “cidadã” e critica ação violenta na Praça dos Leões

451 17
Luizianne responde eleitores em transmissão ao vivo (Foto: Reprodução / Facebook)

Luizianne responde eleitores em transmissão ao vivo (Foto: Reprodução / Facebook)

Programa eleitoral da candidata à Prefeitura Luizianne Lins (PT) desta segunda-feira, 19, mostra imagens da ação violenta da Guarda Municipal na Praça dos Leões na madrugada do sábado, 17. No vídeo, a ex-prefeita afirma que Fortaleza está “sitiada, ou pelo medo, ou pela demagogia, que é o debate que está sendo feito nesta eleição”.

Desde a última semana, Luizianne tem feito declarações criticando “o debate eleitoral” e fazendo referências aos dois principais adversários, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o deputado estadual Capitão Wagner (PR).

Logo após a publicação do programa eleitoral, Luizianne fez uma transmissão ao vivo pela sua página no Facebook, onde respondeu perguntas de eleitores nos comentários. Na ocasião, ela retomou as críticas à ação da Guarda na Praça dos Leões e na Gentilândia e da Polícia Militar (PM) na Serrinha e prometeu uma “guarda cidadã” num eventual governo.

“A gente pode dotar a Guarda Municipal de condições de ela ser uma guarda cidadã”, afirmou. Ao final do vídeo, ela voltou a tecer críticas ao debate, que teria, “por um lado, o cinismo da humildade, (um candidato) que não fez mas vai fazer e só pede desculpa; por outro lado, a política que está sendo construída do medo e do pavor”.

“Fortaleza não pode se submeter ao toque de recolher simbólico que é acabar com a alegria dessa cidade”, finalizou.  Veja transmissão completa aqui.

Recomendado para você

17 Comentários

  • LUIS FILHO disse:

    DIANTE DA SENSAÇÃO DE QUE A DITADURA E A TRUCULÊNCIA POLICIAL ESTÃO VOLTANDO NO BRASIL HAJA VISTA OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS DE ARBITRARIEDADES EM SÃO PAULO E FORTALEZA, FINALMENTE UM OLHAR LÚCIDO SOBRE ESSA QUESTÃO.
    #VOLTALÔRA
    #LUIZIANNE13

  • Vieira disse:

    PT NUNCA MAIS!!!

  • Vieira disse:

    Essa mulher não sabe nem o que diz, deve ter aprendido com sua “presidenta”.

  • Vieira disse:

    Aposto como esses arruaceiros da praça da Gentilândia nem um mora próximo à praça. E o cidadão que tem seu sono interrompido que tem seu portão urinado. Como fica a situação dos moradores, deputada?

  • Vieira disse:

    Também aposto, que se a Guarda Municipal ou a Policia Militar pedisse para que os arruaceiros deixasse de fazer barulho ou ao menos diminuíssem o som, nenhum ali obedeceria a ordem dos agentes públicos. Porque a sua gestão criou uma cambada de arruaceiros.

  • Duda Quadros disse:

    O despreparo dos operadores de segurança para lidar com a democracia e à população tem sido precarizada com o tempo. Os esforços de se construir políticas públicas cidadãs de segurança, seguindo nossa constituição e os princípios e diretrizes da Primeira Conferência Nacional de Segurança Pública, bem como a lei municipal, não tem sido alcançados e foram desviados de seu curso nos últimos anos. A função da Guarda Municipal não é repressão e combate ao crime. Diz a LEI COMPLEMENTAR N° 0144, DE 27 DE MARÇO DE 2013 sobre a GMF – O art. 2° da Lei Complementar n° 04, de 16 de julho de 1991, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 2° – A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), órgão da administração direta do Poder Executivo Municipal, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, tem como finalidade a proteção preventiva e ostensiva dos bens e instalações, a garantia dos serviços públicos municipais e a defesa civil do Município, bem como formular as políticas e as diretrizes para a Segurança Municipal.”
    A função da GMF e da Secretaria de Segurança “cidadã” (nome que não está merecendo), é de formular políticas públicas voltadas à PREVENÇÃO!! A ação de COMBATE AO CRIME cabe às POLÍCIAS. Fortaleza é a cidade que MAIS MATA JOVENS POR ARMAS DE FOGO e está entre as mais violentas do mundo, existe o reconhecido estudo do pesquisador do IPEA, Eduardo Cerqueira, mostrando que a cada 1% de aumento de circulação de armas de fogo, há um aumento de 2% no numero de mortes por estes artefatos. Hoje no Ceará (em dados de 2010, últimos disponíveis), o Estado do Ceará possui cerca de 250.000 armas circulando, sendo apenas 10% destas armas com as forças de segurança e as demais com a sociedade civil, tendo pelo menos a metade destas armas em situação irregulares e destas, mais da metade já migraram para o crime, pois bandidos precisam roubar armas já que não as compram no comercio legal. Então inserir armas de fogo (são cerca de 2000 guardas) neste cenário, em uma organização que não possui nem estrutura, nem treinamento, nem função para isso é, no mínimo, ter uma noção muito precária do que significa SEGURANÇA CIDADÃ.
    As ações da GMF tem sido pioradas nesta catastrófica gestão que está sendo feita pelo Delegado Edgard Fuques, indicado pelo Moroni e envolvido com tortura e a ditadura militar. Os guardas estão portando-se como polícia e lutam para receberem armas de fogo, o que lhes é prometido por candidatos á prefeito, que afirmam ter a verba para isso, mas não falam o que farão com as centenas de guardas concursados que acampam à meses próximo à prefeitura e já foram reprimidos outras tantas vezes por seus colegas.
    É neste contexto que a Deputada Federal Luizianne Lins defende como proposta desenvolver POLÍTICAS PÚBLICAS de SEGURANÇA CIDADÃ. E isso se faz com PARTICIPAÇÃO SOCIAL e com a integração das demais forças de segurança para cumprirem sues papéis constitucionais e, no caso da GMF, a LEI ORGÂNICA do MUNICÍPIO de Fortaleza que em ser Art. 2 define conforme escrevi acima.
    Enquanto isso guardas que sonham em ser do BOPE, postam textos e imagens nas redes sociais afirmando utilizarem armas de fogo, ou seja, são criminosos segundo a lei 10.826/2003 que estabelece o Controle de Armas no país…

  • Costa disse:

    #FICADILMA a dilma não ficou… #FORATEMER o temer ficou. #VOLTALORA a loura nem foi… sonha petezada…

  • saulo morais costa disse:

    Guarda cidadã, tá de brincadeira candidata. Luiziane, nunca mais !

  • Bel disse:

    A guarda municipal, funcionários públicos tem que fomentar a cidadania, não com palavras, promessas e outras mentiras, a Luizianne está usando um momento onde a guarda municipal tinha que tomar providências para fazer espetáculo eleitoral, o PT continua com hipocrisia e a lôra é a porta voz da demagogia.

  • Eustáquio Guimarães disse:

    PROFESSORES APANHAM DA GUARDA MUNICIPAL DURANTE A GESTÃO DE LUIZIANNE LINS. https://www.youtube.com/watch?v=gmy7bTfdZrk

  • Marcelo A Barroso disse:

    A justiça e a polícia, so dar razao a infrator….Todo final de semana, tenho meu descanso encomodado por vizinhos barulhentos, se liga pra polícia e nao aparece ninguem.

    Por último, moro numa rua que ja pago o saneamento, porem, chegou um porco q parece nao estar habituado com isso e todo os dias, joga agua de pia na rua. Foi feito a denuncia ha quase 30 dias e ninguem apareceu pra verificar a procedência.
    Mas… se for feito uma m… de confusao, aí sim, aparece alguem pra tentar resolver.

    Ah Brasil, onde tu vai parar?

  • Sergio disse:

    PT nunca mais!

  • Sousa disse:

    A Guarda Municipal armada só geraria mais violência. A Lôra está certíssima a esse respeito. Candidatos que tem como proposta mais armas para a cidade não pensam em acabar com a violência e sim gerar mais atrocidades e atos de policiais despreparados como esse na Praça dos Leões.

  • Lyly disse:

    Gostaria de saber se a sua segurança quando prefeita tb será uma segurança cidadã sem porta de arma e se a senhora enfrentaria um bandido armado apenas com um pedaço de pau na mão

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *