Carlos Mesquita voltará como suplente após seis mandatos consecutivos como vereador eleito (Foto: Thiara Nogueira/O POVO)

Ex-vereador Carlos Mesquita voltará como suplente após seis mandatos consecutivos como parlamentar eleito (Foto: Thiara Nogueira/O POVO)

Após Roberto Cláudio (PDT) indicar três vereadores eleitos em 2016 para secretarias municipais, os suplentes Eron Moreira (PP), Carlos Mesquita (Pros) e Eliana Gomes (PCdoB) serão convocados nesta terça-feira, 10, para vagas abertas na Câmara Municipal de Fortaleza. Todos são ex-vereadores da Casa.

Eles assumirão cadeiras de Antônio Henrique (PDT), Elpídio Nogueira (PDT) e Evaldo Lima (PCdoB), indicados, respectivamente, para as Secretarias da Regional III, de Desenvolvimento Social e da Cultura. Nenhum dos três suplentes é novato no Legislativo municipal.

Convocados pelo presidente da Câmara, Salmito Filho (PDT), os três terão agora 15 dias para tomarem posse das vagas na Câmara. A posse, no entanto, está marcada já para esta semana. Caso não assumam as vagas, os próximos suplentes “na fila” das coligações serão convocados.

Quem é quem

Veterano na Casa, Carlos Mesquita assumirá como suplente pela primeira vez após seis mandatos consecutivos como vereador eleito. Ex-presidente da Câmara e líder do ex-prefeito Juraci Magalhães, o parlamentar se destaca por posições polêmicas e postura de “cão de briga”. Defensor de interesses da construção civil, bateu boca com vereadores ambientalistas diversas vezes, chegando a chamar João Alfredo (Psol) de “otário” durante uma sessão.

Eron Moreira assumiu mandato de vereador em 2008, durante a segunda gestão de Luizianne Lins (PT). Não conseguindo reeleição em 2012, ele foi indicado por Roberto Cláudio para coordenar o Gonzaguinha de Messejana, posição que ocupou até se licenciar para concorrer à Câmara no ano passado.

Outra ex-vereadora que não conseguiu se reeleger em 2012, Eliana Gomes também ganhou emprego na gestão RC, como presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor).

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles