Vereador de Barbalha tem mandato cassado (Foto: Divulgação)

O vereador mais votado do município de Barbalha, Rosálio Francisco de Amorim (PTN), foi condenado em primeira instância por compra de votos. Condenação foi expedida na última segunda-feira, 13, pelo juiz da 31ª Zona Eleitoral, Leonardo Afonso Franco de Freitas, após ação do Ministério Público Eleitoral. Rosálio teve o mandato cassado e tem de pagar multa de R$ 10 mil.

Com campanha ao cargo em 2016 centrada no bordão “me ajude”, o parlamentar conseguiu mais de 1400 votos, resultado mais expressivo no município da região do Cariri.

Investigação do Ministério Público iniciou após uma denúncia anônima de que o candidato teria distribuído tijolos em troca de votos na comunidade de Vila Mirim, zona rural da cidade.

“Ao chegar na localidade, constatou-se que os tijolos estavam depositados em frente à casa de uma cidadã. A dona da residência resolveu contar a verdade acerca da ‘compra de votos’, tendo sido efetuada a gravação do termo de depoimento da referida senhora com a sua anuência”, explicou o promotor Francisco das Chagas da Silva na representação eleitoral.

De acordo com o documento, Rosálio havia entregue 500 tijolos à senhora, além de uma nota de R$ 100. Na sua defesa, o vereador argumentou que há “relatos genéricos” de que todos os candidatos compram votos no período eleitoral e disse que não teria condição financeiras de praticar o crime.

O juiz, por sua vez, destacou que depoimento da senhora foi colhido sem qualquer coação e que “restou comprovado nos autos durante toda a sua instrução probatória que foram seus cabos eleitorais/apoiadores que passaram na residência e os ofereceram com a finalidade de obter-lhe o voto”.

Rosálio pode entrar com recurso e, se ele for aceito, continua no cargo até julgamento definitivo no Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE). O Blog Política não conseguiu localizar o vereador, para que ele explicasse acusações.

 

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles