Política

Lula, Dilma e Ciro vão “reinaugurar” trecho da Transposição na Paraíba neste domingo

329 14

Ciro e Lula participam de evento juntos neste domingo (Foto: Arquivo)

Inaugurado pelo presidente Michel Temer (PMDB) no último dia 10, o eixo leste da Transposição do Rio São Francisco, no sertão da Paraíba, terá “reinauguração” no próximo domingo, 19, feita pelos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff (ambos do PT) e pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT).

O novo evento de lançamento  do trecho, situado no município de Monteiro, está sendo organizado pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT). A “reinauguração” está marcada para acontecer às 13 horas, na entrada da cidade. Por volta das 15 horas, os presentes devem seguir em carreata para o centro de Monteiro, onde haverá um comício.

O objetivo é que a “inauguração popular” da Transposição, como os petistas nomeiam o evento, seja um grande ato político e cultural de contestação ao discurso de Temer, feito na inauguração oficial do trecho, de que ninguém pode ter a paternidade da obra. “Ela é do povo brasileiro e nordestino porque foram vocês que pagaram os impostos que nos permitiram fazer essa obra”, disse o presidente na ocasião.

O deputado federal José Guimarães contesta a versão de Temer. “O DNA do São Francisco é do Lula. Essa visita representa também um simbolismo de um presidente que ousou tirar do papel uma promessa feita desde a época do Império. Sem o Lula e o Ciro, isso não existiria”, afirmou.

De acordo com De Assis, “vão sair caravanas de várias cidades, vai muita gente” do Estado. “É um evento popular que dá sentido à obra, porque a propaganda que o Temer tem feito é de que nesses meses de governo ela deu um avanço, dando a entender que ele é responsável pela Transposição, o que não é verdade”, argumenta De Assis.

Guimarães  e o presidente estadual da sigla, De Assis Diniz, participam do evento, que também contará com a presença de governadores do Nordeste, deputados federais, senadores militantes e artistas, como o músico Chico Buarque. Camilo Santana (PT), porém, não comparecerá.

Isso porque, segundo a assessoria de imprensa do governador, ele participará de evento em Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, para anunciar recursos para projetos de agricultura no município. Logo depois, segue em viagem internacional para a Holanda. Nos bastidores, porém, fala-se que ele estaria evitando mal-estar com Temer, com quem tem se encontrado frequentemente em Brasília para buscar mais recursos ao Estado.

Reproximação

Mais que uma reivindicação pela paternidade da obra, o ato também marca uma reaproximação entre Ciro e Lula que, embora aliados, cogitam marchar separados na disputa à presidência da República. Um dia antes, neste sábado, 18, Ciro terá pré-candidatura ao cargo oficializada na convenção nacional do PDT.

Portais de notícias já especulam que evento pode gerar uma “volta atrás” de um dos lados e união entre eles em 2018. Mas falta de Camilo representaria um impasse entre sua postura de defesa do nome de Ciro para o cargo. Quando questionados, petistas dizem apenas que “tudo é possível na política” e preferem não comentar 2018.

Serviço: Reinauguração da Transposição do São Francisco

Local: Entrada da cidade de Monteiro (Paraíba)

Dia: Domingo, 19

Hora: A partir das 13 horas

Recomendado para você

14 Comentários

  • Agamenon Ferreira de souza disse:

    Nada mais justo oladrão dos aposentados quer enganar o povo nordestino

  • Antonio Costa disse:

    Os Três Patetas!!

  • O importante nesse ato do dia 19/03/2017 é alertar toda Comunidade para um
    problema muito, sério com relação ao Rio São Francisco. Pois está na pauta do
    SenadorJosé Serra e o MT laranja consciente A PRIVATIZAÇÃO DO RIO SAJO
    FRANCISCO e a transposição por empresas de engenharia ESTRANGEIRAS.; já
    negociado com o José Serra. Lá no exterior longe dos nossos olhos e ouvidos.
    Peço no entanto que nesse dia Solene seja feita um mensagem aos opoetunistas
    interessados em adquirir o Patrimônio do POVO BRASILEIRO , vais perder , pois
    Será ReEstatizado. E um Governo Pulguista quem adquir os bens a Revelia do POVO
    E um oportunista e também Golpista. Ou simplesmente entrando numa corrente FRIA?

  • Carlos disse:

    Qual moral que o trio têm pra inaugurar uma obra ? Não são maus nada .!!!vamos parar de fazer jogo com povo !

  • Mário Ângelo Freitas disse:

    Eu já vi de tudo neste país Tupiniquim. De carne podre a inauguração de obras inacabadas a dor de cotovelo na política dos desesperados. Salve-se quem puder.

  • Francisco Jose disse:

    Palhaçada.

  • joão ellery junior disse:

    espero que a imprensa não noticiar esta babaquice, foram 9 anos de mentira, 2002 a 2016.

  • JOSE WEVERTON PIMENTA LEITE disse:

    Deveriam devolver o dinheiro que nos subtraído de forma ilegal, pagos como propina.

  • FRANCISCO G PEREIRA disse:

    Haja palhaçada. Noção do ridículo passa longe na cabeça dessa corja.

  • Fernando disse:

    Os 3 patetas!

  • rangel brasil disse:

    Me diz uma coisa, qual é o CARGO mesmo dessa CURRIOLA.

  • Hugo Moreira Pinheiro disse:

    Quem acredita mais nos políticos desse país de contraste e de corrupção! O Dr. Ciro Gomes criticou Dilma e também o Lula, dizendo que o Lula era incompetente para governar o Brasil. Agora, à procura de apoio para a sua candidatura a presidente, se reúne com esses dois, que meteu o “sarrafo”. Enfim, é “farinha do mesmo saco”.

  • José Matos disse:

    Obra sem planejamento ,realizado com fins eleitoreiros ,já gastou o dobro do previsto e ainda não foi entregue 7 anos após o prazo. Muita cara de pau !

  • Arilene disse:

    Sugestão de correção: a legenda partidária do governador da Paraíba não é PT.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *