As águas devem chegar ao Ceará em janeiro de 2018. Foto: Mateus Dantas/O POVO

As obras de Transposição do Rio São Francisco terão, a partir de outubro deste ano, o terceiro turno de trabalho para que a entrega do projeto seja cumprida ainda no primeiro trimestre de 2018.

A informação é do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, concedida durante entrevista ao jornalista Luiz Viana, no programa O POVO no Rádio, na manhã desta segunda-feira, 11.

Segundo ele, as águas devem chegar ao Ceará ainda em janeiro do ano que vem, tendo em vista que o açude Castanhão, que distribui para a cidade de Fortaleza, apresenta um índice inferior a 5%.

Confira o especial As Águas de São Francisco

“Estamos fazendo todos os esforços, há grarantia absoluta de recursos para viabilizar com que os prazos sejam conclusos e as águas possam adentrar ao Ceará trazendo tranquilidade”, disse o ministro.

Barbalho disse ainda que, embora haja crise financeira nos cofres do Governo Federal, os recursos para finalizar a obra estão garantidos em razão da “prioridade” da obra que se arrasta desde o primeiro governo do ex-presidente Lula.

Cenário de seca

Apesar do maior volume de chuva que caiu no Estado durante esse ano, o quadro nos principais reservatórios ainda é preocupante. Ainda há a necessidade de redução dos gastos por parte da população para evitar a possibilidade de racionamento.

O ministro e o senador Eunício Oliveira (PMDB) estiveram, nesta segunda-feira, 11, fazendo uma vistoria no andamento das obras no Eixo Norte, no município de Penaforte.

Tagged in:

,

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles