Vereador de Fortaleza quer criar Corujão da Saúde (Foto: Divulgação / CMFor)

O vereador Célio Studart (SD) é autor de projeto que quer criar o programa Corujão da Saúde em Fortaleza, em moldes semelhantes ao implantado na cidade de São Paulo pelo prefeito João Dória Jr. (PSDB). O Projeto de Indicação nº 290/2017 está esperando análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Fortaleza.

De acordo com texto da matéria, o Corujão da Saúde “será implementado em hospitais e clínicas da rede pública, particular e filantrópica, que ofertam consultas e exames extras em horários alternativos, preferencialmente das 20 horas à meia noite, conforme a capacidade ociosa de cada local”. O projeto também estabelece que os procedimentos médicos devem ser realizados “no centro de atendimento mais próximo à casa do paciente”.

Segundo Célio, a matéria foi inspirada na ação de Dória. “Em São Paulo, segundo dados oficiais, a fila de exames de 2016 foi praticamente zerada em poucos meses se pagando o mesmo valor da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, o que seria gasto nos hospitais públicos. Isso foi possível graças à parceria com o setor privado, que se interessou, pois faria consultas em horários de menor demanda. Foi bom tanto para o interesse público quanto para os hospitais particulares”, afirmou.

Custos

Ainda de acordo com o parlamentar, o custo do programa seria “semelhante ao que seria se todas essas consultas fossem feitas no setor público”. Isso porque “o valor pago é condizente com a tabela do SUS. O que muda é que esses recursos iriam ser aplicados de maneira mais eficiente”.

Por ser um projeto de indicação, mesmo se for aprovado o prefeito Roberto Cláudio (PDT) não é obrigado a sancionar a lei.

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles