Política

Com bate-boca entre deputados, CCJ aprova relatório que pede fim do TCM

582 10

Deputados protagonizaram bate-boca na CCJ. Foto: Marcos Moura/AL-CE

Por seis votos a um, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou o relatório do deputado Osmar Baquit (PSD) que pede o fim do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A única posição contrária foi a da deputada Fernanda Pessoa (PR), que apresentou voto em separado. A expectativa é que a matéria seja analisada em plenário nesta quinta-feira, 20.

Antes da votação, a temperatura subiu na sessão da Comissão. Contrário à extinção, o deputado Roberto Mesquita (PSD) chamou parlamentares favoráveis à matéria de “burros”. “Estamos vendo homens inteligentes sendo burros, muito burros”, disse.

O bate-boca deu início quando o líder do governo, deputado Evandro Leitão (PDT), rebateu as declarações. “Você me respeite, não tem nenhum menino aqui, retire essa palavra”, disse.

“Menino de recado, que faz mandado. Abaixe esse seu dedo pouco limpo pra mim. Vá lavar o dedo”, retrucou Mesquita. A deputada Dra. Silvana (PMDB), que presidia a sessão, tentou acalmar os ânimos. “Vamos retirar essa expressão “burro” que não combina com vossa excelência que é sempre tão cortês, muito educado”.

PEC

De autoria do deputado Heitor Férrer (PSB), a proposta que extingue o TCM precisa ser votada em dois turnos e ter maioria qualificada dos parlamentares, ou seja, dois terços dos 46 votos possíveis. Se houver a quebra de interstício, ou seja, a queda da proibição da realização de cinco sessões entre a votação dos turnos, a Corte de contas pode chegar ao fim ainda nessa semana.

Veja o bate-boca:

(Com informações do repórter Carlos Mazza)

 

Recomendado para você

10 Comentários

  • Cearense disse:

    Que os anjos digam amem!

  • JOSE WEVERTON PIMENTA LEITE disse:

    Além de burros, Não possuem a postura adequada para representarem o povo cearense de forma digna. Uma vergonha!!

  • Anderson Mota disse:

    TMC custa caro, é desnecessário e tem servido somente para muita politicagem, por isso, deve ser extinto. O TCE, que precisa melhorar muito, é suficiente para realizar o que era função do TCM – isto acontece em outras 24 unidades da federação. Restará apenas Bahia, Goiás e Pará com instituição desse tipo.

  • Lourenço Marinho disse:

    quanto a lei que o senador eunício quer aprovar no senado.. Qual a analise deve ser feita??

  • Carlos Cruz disse:

    Kkkkkkkkkkkkk. Todos eles brincam de trabalhar, sem excecao.

  • Valderi de Castro disse:

    O nosso parlamento é uma vergonha.Bando s deputados mal educados e a maioria só briga por seus interesses pois estão fazendo da assembleia legislativa do Ceará uma secretaria de governo. Pau mandados.

  • Este TCM é um faz de contas e só serve pra fazer pressão politica, não se concebe um político fazendo parte da corte de faz de conta, se fosse formado por pessoas neutras a politica até que teria sentido por isso sou a favor da extinção.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *