Política

Deputados vão debater autonomia de Assembleias para anular prisões de colegas

237 1
Sérgio afirma que a Unale debaterá autonomia para revogar prisões (Foto: Divulgação)

Sérgio afirma que a Unale debaterá autonomia para revogar prisões de deputados (Foto: Divulgação/AL-CE)

A partir do próximo ano, a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) irá debater autonomia de Assembleias Legislativas para revogar prisão de parlamentares sem condenação em última instância. O debate segue caso do presidente da Assembleia do Rio de Janeiro, Jorge Picciani (PMDB), que teve prisão revogada em decisão do Legislativo.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 8, pelo deputado estadual cearense Sérgio Aguiar (PDT), representante da Assembleia Cearense na Unale. Nos últimos dias, o parlamentar participou de reuniões extraordinárias da entidade para definir a pauta do grupo para 2018.

Decisão que soltou Picciani e outros três deputados no Rio seguiu argumento do próprio Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão que reverteu afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG). No entendimento da Corte, parlamentares só poderiam ter a atuação prejudicada com autorização da Casa Legislativa.

A aplicação da decisão envolvendo Aécio em outros casos, no entanto, é motivo de polêmica no STF. Segundo alguns ministros, caso do senador mineiro é “excepcional”, não podendo ser reproduzido nos casos dos deputados estaduais do Rio de Janeiro.

Recomendado para você

1 comentário

  • Jorge Marques disse:

    Deveriam criar vergonha na cara e fazer algo pra evitarem ser presos por corrupção e não querer fazer uma panelinha pra proteger bandidos…2018 vem aí…gravem logo a foto desse primeiro na capa da reportagem…eliminando logo da vida pública parasitas de plantão.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *