Política

Mesmo com Haddad, nome de Lula vai estar nas urnas, garante deputado

1325 4
Haddad deve adotar nome de Lula na urna em caso de indeferimento

Fernando Haddad (PT) deve assumir titularidade da chapa em caso de indeferimento de candidatura do ex-presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

De uma forma ou de outra, o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai estar nas urnas no dia 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições, avisa o PT.

Seja com o próprio Lula disputando a corrida ao Planalto, seja com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad adotando o nome do ex-presidente como parte do seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Desse modo, o eleitor que deseje votar no candidato-substituto encontrará o postulante Fernando “Lula” Haddad, seguido do número da legenda.

A estratégia, confirmada pelo deputado federal José Guimarães (PT), é fazer com que não apenas a imagem de Lula se confunda com a de Haddad, mas também o seu nome se cole ao do ex-prefeito.

A tentativa é de garantir a transferência de votos de um para outro. De acordo com pesquisa Datafolha, 30% dos eleitores votariam em um candidato apontado pelo ex-presidente.

Preso em Curitiba desde 7 de abril passado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, Lula deve ter sua candidatura registrada nesta quarta-feira.

O PT agendou a entrega dos documentos exigidos pela Justiça para o último dia do prazo do calendário eleitoral. A intenção do partido é transformar o registro num ato em favor de Lula.

Condenado em segunda instância, o petista é potencialmente inelegível, e sua participação nas eleições deve ser indeferida.

Indicado vice na chapa petista, Haddad integra também a equipe de advogados do ex-presidente, visitando-o regularmente.

Recomendado para você

4 Comentários

  • Costa disse:

    Incrível como vocês defendem a candidatura do bandido preso condenado!

  • Engano, engano meu, será que existe no Brasil maior vaidade e egoismo que as esquerdas? O engano respondeu: O PT ainda não morreu?
    LULA não será candidato nem a presidente de time de várzea assim como seu retrato não vai aparecer na urna, tendo por vaidade enterrado toda sua biografia e sepultado as esquerdas no Brasil, entregando de mão beijada ou por acordo a Presidência para o PSDB.

  • Olympio Neto disse:

    Se ainda existe democracia nesse país, Lula será sim candidato e caberá ao povo decidir quem vai ser o seu próximo Presidente. O povo sabe que Lula é inocente e a maior prova disso é a sua condenação sem provas e a sua prisão, somente para impedir àquele que está em primeiro lugar em todas as pesquisas para Presidente de ganhar a eleição. Se não fosse assim, porque o Aécio não se candidata de novo? O povo sabe quem é o inocente e quem é o culpado nessa história.

  • Jessé disse:

    Ele não está potencialmente inelegível. Por ter sido condenado por um colegiado, ele está automaticamente inelegível.
    Se o partido insistir em registrar a candidatura, deveria ser impugnada toda a chapa, não somente o nome do candidato.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *