Política

Maioria dos candidatos no Ceará é masculina, branca, casada e com ensino superior completo

1564 3

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia pedido de registro de candidatos. No Ceará, há 900 solicitações (Foto: Agência Brasil)

A maioria dos candidatos no Ceará é homem (69,3%), branco ou pardo (91,56%), casado (57,3%), tem entre 40 e 59 anos (56%), ensino superior completo (47,44%), é empresário, advogado, comerciante ou médico (22,88%).

Os dados constam de detalhamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que avalia 900 pedidos de registro de candidaturas feitos por postulantes no Estado.

Desse total, 13 são para governador, seis para senador (duas vagas), 260 para deputado federal (22 vagas) e 590 para estadual (46 vagas).

Entre as disputas, a mais concorrida é a briga por um assento na Assembleia Legislativa do Estado – a concorrência é de 12,83 candidatos por cada vaga.

Embora 53% dos eleitores no Ceará sejam mulheres, percentual acima da média nacional (52%), elas representam apenas 30,7% das candidaturas.

Entre os postulantes, há somente 6,78% de pretos e 1,11% de indígenas.

Ao todo, o Estado tem 6.344.483 de eleitores.

3 Comentários

  • Silvinha Cavalleire disse:

    Seria interessante ter destacado quais os percentuais de candidaturas LGBT, por exemplo, pessoas trans concorrendo. Eu sou mulher trans e estou candidata à deputada federal, mas não fui contemplada no diagnóstico da matéria. Como eu, outras duas mulheres trans concorrem para deputada federal. Conheça Silvinha 6555! @silvinha6555

    • Érico Firmo disse:

      Você tem toda razão, mas o registro da Justiça Eleitoral não informa identidades de gênero trans. No seu caso, por exemplo, está sexo feminino. Não informa se tratar de mulher trans. O que inviabiliza esse levantamento com base nos dados da Justiça Eleitoral. Também não consta orientação sexual.

  • Sergio disse:

    É crime ser branco, casado e com ensino superior completo?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *