Política

Em carta a Haddad, Lula diz que ex-prefeito tem missão de o representar

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad é candidato petista após Lula ter sido indeferido (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação PT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de carta, dirigiu-se ao agora candidato oficial da sigla, Fernando Haddad (PT). No texto, ressalta a experiência do correligionário e os feitos do período petista no poder (2002-2016).

“Você tem experiência suficiente para enfrentar esses desafios. Você tem o apoio do PT e dos nossos aliados. Tem o Plano de Governo que elaboramos para tirar o país da crise. E sempre poderá contar comigo”, escreve o ex-presidente.

Lula delega ao ex-prefeito de São Paulo a missão de “me representar nessa caminhada de volta à presidência da República”. Ressalta em seguida a importância de se pensar, em primeiro lugar, nas pessoas pobres do País. “Tudo que lhe peço, querido amigo, é que cuide com muito carinho das pessoas, como eu gostaria de estar cuidando”. E finaliza: “Que Deus te ilumine nessa caminhada.Vamos juntos até a vitória”.

Haddad foi oficializado nessa terça-feira, 11, pela cúpula do Partido dos Trabalhadores. A candidatura de Lula já havia sido indeferida 11 dias antes, de 31 de agosto para 1º de setembro, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por 6 votos a 1.

Pesquisa

Última pesquisa Ibope mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida, com 26% das intenções – evolução de quatro pontos após atentado sofrido em Juiz de Fora (MG). Em seguida, Ciro Gomes (PDT) aparece com 11%. Marina Silva (Rede) caiu três pontos e aparece com 9%, empatada com Geraldo Alckmin (PSDB). Já Haddad consta com 8% das intenções.

Com a provável ida de Bolsonaro  ao segundo turno, a disputa da outra vaga, do ponto de vista petista, é travada com Ciro que, ao lado de Haddad, é potencial herdeiro dos votos que iriam para Lula. O ex-ministro da Fazenda, inclusive, no dia em que o petista foi lançado, lembrou a derrota sofrida para João Doria (PSDB), ainda no primeiro turno das eleições municipais, em 2016.

Confira a carta na íntegra:

Querido amigo Fernando Haddad,

Você sabe o quanto o admiro como ser humano, por sua coragem, inteligência e dedicação ao povo brasileiro. Juntos, tivemos oportunidade de fazer muitas coisas pelo nosso país, principalmente pela educação das crianças e dos jovens. Oferecemos oportunidades para milhões, graças ao Prouni, ao sistema de cotas, às novas universidades e escolas técnicas federais, à valorização dos professores, quando você foi meu ministro da Educação.

Tenho muito orgulho da nossa amizade e da nossa parceria.

Hoje estou transmitindo a você a imensa responsabilidade de retomar o processo de transformação do Brasil, em benefício do povo, que iniciamos em nosso governo. Você sabe que não será fácil corrigir tudo o que fizeram de errado com o nosso país nos últimos dois anos. Será necessário trabalhar dia e noite, dialogar com a sociedade, saber ouvir e saber agir.

Você tem experiência suficiente para enfrentar esses desafios. Você tem o apoio do PT e dos nossos aliados. Tem o Plano de Governo que elaboramos para tirar o país da crise. E sempre poderá contar comigo.

Você vai percorrer o Brasil como eu percorri. Vai olhar nos olhos das pessoas e ver o que eu vi: a vontade de mudar, de voltar a sonhar e realizar os sonhos, como já fizemos uma vez. Você vai me representar nessa caminhada de volta à presidência da República, para realizar novamente o governo do povo e da esperança.

O importante é pensar no povo em primeiro lugar, principalmente nas pessoas que mais precisam de apoio para conquistar uma vida melhor.
Tudo que lhe peço, querido amigo, é que cuide com muito carinho das pessoas, como eu gostaria de estar cuidando.

Que Deus te ilumine nessa caminhada.

Vamos juntos até a vitória.

Luiz Inácio Lula da Silva

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *