Eduardo e Eunício

Fotos de urna dos candidatos Eduardo Girão e Eunício Oliveira (Foto: Reprodução / TSE)

Eunício Oliveira (MDB) obteve direito de resposta após Eduardo Girão (Pros) divulgar dados que induziam o eleitor à dúvida. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira, 28. Atual presidente do Congresso Nacional poderá divulgar sua resposta no Facebook e Instagram do candidato do Pros em até 48 horas, com impulsionamento, espaço, local, tamanho e caracterização idênticas ao post original que foi retirado do ar por decisão da Justiça Eleitoral.

A juíza auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Daniela Lima da Rocha, concedeu o direito ao candidato à reeleição após Eduardo Girão divulgar no Facebook e Instagram dados de pesquisa eleitoral fraudulenta, segundo informam os autos.

Nos dados dessa pesquisa, Eduardo Girão aparece no segundo lugar, com 17% à frente de Eunício, que soma apenas 2%. Cid Gomes é o primeiro, com 38% das intenções. A pesquisa divulgada por Girão, porém, não possui registro na Justiça Eleitoral e é considerada inválida.

Eunício já havia pedido à Justiça Eleitoral a imediata remoção da pesquisa falsa por meio de liminar que foi concedida.

Girão

Luiz Eduardo Girão (Foto: Alex Gomes/O Povo)

Eduardo Girão defendeu-se afirmando que nas postagens “em nenhuma linha” existe afirmação de que seria pesquisa eleitoral e destacou que os dados foram colhidos por meio do Google Trends, funcionalidade que analisa a quantidade de buscas pelos nomes dos candidatos. “Não se trata de pesquisa eleitoral nem sequer essa expressão aparece na divulgação”, justificou nos autos.

Na decisão, a juíza eleitoral entende que a postagem tem conteúdo enganoso, já que os dados do Google Trends “têm formato gráfico, próprio de pesquisas eleitorais” e que na postagem não existe “alusão à ferramenta na qual se baseia, apenas com uma minúscula alusão ao Jornal O POVO, como se se tratasse de pesquisa elaborada por aquele veículo de comunicação caracterizando em tese, manipulação de resultado e fraude”.

A última pesquisa Ibope para o Senado, divulgada no dia 24, coloca Cid Gomes com 64% das intenções; Eunício com 39%; Eduardo Girão com 10%; e Dra. Mayra com 9%. Eles são os principais colocados na pesquisa, encomendada pela TV Verdes Mares, que tem margem de erro de três pontos percentuais.