Política

Bolsonaro tende a ter votação maior do que indicam as pesquisas

757 8

É possível que Jair Bolsonaro (PSL) vença eleição esta já no primeiro turno, neste domingo, 7. Possível, mas não provável. As pesquisas não indicam essa possibilidade. Porém, pela tendência que essas mesmas pesquisas indicam e pelo ânimo geral da campanha, é muito capaz que o capitão reformado tenha intenções de voto acima do que os institutos indicam. Se será maior a ponto de dar a ele a vitória no primeiro turno é outra conversa.

Bolsonaro está a nove pontos percentuais de distância pelo Ibope e dez pelo Datafolha. Fora de qualquer margem de erro. Nas últimas eleições, as pesquisas dos principais institutos sempre acertaram a colocação dos primeiros colocados. Sempre mostraram quando haveria segundo turno ou, pelo menos, mostraram isso dentro da margem de erro. O maior erro, neste século, foi no primeiro turno de 2014. A diferença entre o percentual atribuído a Aécio Neves (PSDB) e o resultado foi de sete pontos percentuais. Ou seja, se Bolsonaro passa dos 50%, será erro sem precedentes desde a década passada, pelo menos.

Mesmo assim, parece-me que o percentual de Bolsonaro será maior que estes 40%, 41%. Por alguns motivos. Primeiro, o crescimento contínuo que ele vem tendo. Nada sugere que irá parar nas últimas horas. Pelo contrário, é período de intensa movimentação e votos ainda estão em definição. E a militância pró-Bolsonaro é mais ativa que qualquer outra.

Se o eventual crescimento será capaz de levar o candidato à vitória no primeiro turno, aí já é outra questão.

Recomendado para você

8 Comentários

  • Arialdo Pinho disse:

    Érico,

    Como jornalista da sua magnitude, não ter opinião seria de bom grado aos seus leitores.
    Quando menciona que um candidato tende a ter uma votação maior que as pesquisas, é uma torcida meramente sua. O que como jornalista deveria analisar o fato é, e não o que “ parece” . Parece é uma palavra tendenciosa no contexto. Vamos ver os acontecimentos.
    Isenção ao jornalismo é essencial, para ver o “ parece “ as pessoas acabam indo para o Facebook

  • Ele não tem chance nenhuma de vencer no primeiro turno. As pesquisas eleitorais corpo a corpo indica o contrário

  • Carlos Teixeira disse:

    Se o Bolsonaro vencer no primeiro turno será o voto útil contra o PT. Se fosse outro candidato em segundo lugar teríamos com certeza o segundo turno. Mas o que se comenta durante toda a semana são eleitores votando em Ciro para levar para um segijndo turno sem o PT é outro grupo que não acredita nessa virada e voltaram em Bolsonaro para eliminar logo o PT. ESSA DUVIDA É CRUEL.

  • Ângela Regina Cardoso disse:

    NÃO SE TRATA SÓ DE ELIMINAR O PT, ISSO SÓ SURGIU PARA O SEGUNDO TURNO, QUANDO VIRAM QUE PODERIA TER UMA CONCORRÊNCIA ENTRE OS DOIS: O VOTO ÚTIL: VINDO DE OUTROS ELEITORES… ANTES DISSO, E O POVO NAS RUAS E MÍDIAS ESTÃO AÍ PRA PROVAR: O BOSONARO SEMPRE ESTEVE A FRENTE POR SUAS PROPOSTAS ANTI CORRUPÇÃO, PELA SEGURANÇA E A FAVOR DA FAMILIA E DA FÉ. TEMOS OS DEMAIS CANDIDATOS REPETINDO AS MESMAS PROMESSAS QUE JÁ TIVERAM OPORTUNIDADE DE FAZER E NÃO FIZERAM!

  • Francisca disse:

    Todos os candidatos terão mais votos do que as pesquisas apontam. Isso é um fato. Agora apontar uma vitória em primeiro turno do fascista, é totalmente tendencioso. Parem de forçar a barra com matérias desnecessárias. #EleNao

  • A esquerda do Brasil já foi a maior da América Latina e talvez do mundo mas pecou , errou feio, pior que isso , nao sabe fazer mea culpa.
    Corrupção não cabe mais em nosso país
    Quanto as pesquisas, mostram que 22 % Dos eleitores podem mudar seu voto na véspera. Então a matéria está correta
    A votação dele será maior

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *