Política

Pagamento para idosos carentes será suspenso se Congresso não aprovar projeto, diz Bolsonaro

11141 8

Bolsonaro e Paulo Guedes (Foto: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado que, caso o projeto de lei que pede autorização ao Congresso para descumprir a regra de ouro não seja aprovado, o governo terá que “suspender o pagamento de benefícios a idosos e pessoas com deficiência já no próximo dia 25”.

O pesselista acrescentou: “Nos meses seguintes faltarão recursos para aposentadorias, Bolsa Família, PRONAF, Plano Safra”.

As declarações foram feitas na conta oficial do presidente no Twitter.

Atualmente, o projeto está na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, onde precisa ser aprovado antes de ir a plenário. A sessão do colegiado está marcada para a próxima terça-feira, 11.

Pela proposta, o Executivo estaria autorizado a emitir títulos do Tesouro Nacional no valor de R$ 248 bilhões.

Essa verba, segundo o Planalto, seria utilizada para pagamento de programas sociais, como Bolsa Família, Plano Safra e Benefício de Prestação Continuada (BPC), valor concedido a idosos carentes.

O governo vem repetindo que, se o Congresso não liberar, não haverá dinheiro para garantir o funcionamento pleno dessas iniciativas.

Caso não tenha aval, Bolsonaro tem três alternativas: tentar viabilizar os programas de outra maneira, realocando recursos de outras áreas; sustar os programas; ou emitir os títulos do Tesouro sem autorização e correr o risco de cometer crime de responsabilidade fiscal, o que abriria espaço para a instauração de um processo de impeachment.

Também neste sábado, o presidente afirmou acreditar “na costumeira responsabilidade e patriotismo dos deputados e senadores na aprovação urgente da matéria”.

8 Comentários

  • Pedro Ribeiro disse:

    Bolsonaro tem que detonar o congresso, jogar o povo contra a máfia congressista. Davi Alcolumbre se tornou um boneco travestido de presidente do congresso.

  • Patrícia Targel disse:

    E por que tirar dos mais necessitados? Com tantos milionários devendo à Receita? Tantos outros setores que poderiam colaborar? Por que tanta injustiça? Por que tanto descaso e ódio aos pobres?

  • Maria disse:

    Canalha, veio pra acabar com tudo.

  • Leila da Costa disse:

    Suspende os salários dos governantes do nosso Brasil, mas a corda só rebenta do lado mais fraco, e mais fácil né.

  • Edu Fernandes Valgas disse:

    Ė bloquear as regalias.

  • Maria Eneida de Sa disse:

    Entendo pouco destas contas…
    Mais porque Bolsonaro diz que vai deixar de pagar Bolsa Família, Pronaf, Plano Safra …porque não
    As verbas de políticos, cobrança dos grandes devedores do INSS…
    So quebra no lado dos mais pobres. PORQUE?

  • Manoel Jorge Marques Neto disse:

    Acabar com previlégios nada em!!!

  • Maria de Jesus M. Freire disse:

    Não está nada correto deixar os mais pobres sem nada, isso é desumano. Tire dinheiro daqueles que devem trilhões aos cofres públicos. Pára de mecher com os mais sacrificados, os que já sofrem, sem comida, casa, remédios….

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *