O prefeito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB), e seu vice, Dr. Marcelo (MDB), foram diplomados nesta sexta-feira, 8 de janeiro, em sessão virtual presidida pelo juiz da 35ª zona eleitoral, Moisés Brisamar Freire. O gestor foi empossado no dia 1° de janeiro, pela Câmara Municipal, sem ter sido diplomado pela Justiça Eleitoral.

A chapa vivia impasse jurídico com o Ministério Público Estadual (MPCE) e a Justiça Eleitoral, já que dias antes das eleições de 2020 a Justiça Eleitora acatou pedido do MPCE determinando a cassação do registro de candidatura devido a supostas práticas de abuso de poder político e econômico. Segundo o MP, poços profundos foram perfurados às vésperas da eleição. À época, Zé Firmino se disse perseguido.

Na ocasião da posse, em 1° de janeiro, os vereadores do município basearam-se em uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para realizar a cerimônia. O recurso contra a decisão de cassação do registro do prefeito eleito encontra-se pendente de julgamento, o que pode resultar tanto em cassação como não.

A solenidade desta sexta-feira durou cerca de 10 minutos. Compuseram a mesa virtual membros da Junta Eleitoral e da Promotoria Eleitoral da 35ª zona eleitoral, responsável pela comarca de Viçosa do Ceará.