O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou estudos técnicos para a implantação do projeto Balcão Virtual, que tem como objetivo disponibilizar atendimento remoto permanente no Judiciário. O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para possibilitar o acesso remoto dos usuários às secretarias das unidades judiciárias em todo o País.
De acordo com a presidente do Tribunal, desembargadora Nailde Pinheiro, estão sendo tomadas “providências para adoção da ferramenta no âmbito do Judiciário do Estado do Ceará, com a maior brevidade possível”. A ideia não é que haja substituição do atendimento presencial, mas uma ampliação das formas de contato com o cidadão.
“Os Tribunais deverão disponibilizar, nos respectivos sites, sistema eletrônico (link) que permita o contato imediato do interessado com o setor de atendimento de cada unidade judiciária, popularmente denominado como balcão, durante o horário destinado a atender o público, como se fosse presencialmente. O serviço terá até 90 dias para ser implantado, e os Tribunais podem utilizar ferramentas de videoconferência já utilizadas para audiências, criar uma nova solução ou buscar consultoria junto ao CNJ para uso de software livre com essa finalidade”, destaca o TJ.