A desembargadora Nailde Pinheiro toma posse na tarde desta sexta-feira, 29, como nova presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para o biênio 2021-2023. Com mais de 30 anos dedicados à magistratura, Pinheiro será a terceira mulher na história do Judiciário cearense a assumir o cargo. Atualmente ela é é vice-presidente do TJ. No biênio 2015-2017 foi vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), corte que também presidiu entre 2017 e 2019.

Além de Pinheiro, os desembargadores Antônio Abelardo Benevides e Paulo Airton Albuquerque Filho serão empossados vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, respectivamente. A nova gestão também divulgará o planejamento administrativo em evento que ocorre a partir das 15 horas. 

Devido às normas sanitárias por conta da pandemia de Covid-19, a posse no TJCE ocorrerá por meio de videoconferência durante sessão online do Pleno. A cerimônia será conduzida pelo atual presidente, desembargador Washington Araújo, e transmitida ao vivo pelo canal do órgão no YouTube. 

O atual presidente, Washigton Araújo destacou série de ações promovidas pela sua gestão, entre 2019 e 2021, para melhorar a produtividade do Judiciário no Estado. Nos últimos dois anos, o TJCE julgou mais de 945 mil processos e realizou cerca de um milhão de baixas processuais (999.400).

Leia também: TJCE: balanço de uma gestão bem sucedida