OdontoSesc está à disposição da população de Pacatuba, Varjota e Barreira. (Foto: Jr Panela)

Os equipamentos devem atender, gratuitamente, cerca de três mil pessoas em cada cidade até o final do mês de maio

Com o propósito de atender a população que não tem acesso a consultórios odontológicos, o Serviço Social do Comércio (Sesc) criou o OdontoSesc. Atualmente, o projeto possui frota de 59 unidades que se deslocam ao interior e para as periferias de capitais brasileiras oferecendo serviço gratuito para seus habitantes.

Com a chegada das unidades móveis OdontoSesc, a população dos municípios de Pacatuba, Varjota e Barreira contam com reforço na saúde bucal. Para serem atendidos, os moradores devem participar de triagens realizadas pelos dentistas da OdontoSesc e, após avaliação, os casos que serão encaminhados ao consultório.

Os pacientes serão recebidos por uma equipe de cirurgiões-dentistas que atuam em consultórios móveis, equipados com cadeiras odontológicas, onde são realizados procedimentos dentários de limpeza, raspagem, restauração (obturação), extrações, canais, Raio-X, entre outros. Desde tratamentos preventivos até urgências são atendidos na unidade móvel.

Também são feitas ações educativas em saúde bucal, como cursos, oficinas, encontros, roda de conversa, vivências e sessões diagnósticas. Só em 2018, os equipamentos de saúde passaram por nove municípios do interior do Ceará, realizando 29.465 atendimentos odontológicos. 89.804 pessoas receberam orientações de educação em saúde.

O reforço à saúde bucal da população dessas cidades é permante, mesmo após a saída da unidade móvel OdontoSesc, porque a instituição atua na universalização do acesso à assistência odontológica, atendendo às Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Assim, os profissionais da unidade ensinam aos agentes de saúde da região os cuidados básicos em higiene bucal, para que as informações sejam repassadas às famílias visitadas por eles.

Sesc Saúde Mulher
Já a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher está no município de Pacajus. O equipamento de saúde percorreu três cidades em 2018, e a equipe do Sesc realizou 8.820 exames entre mamografias, prevenção do câncer de colo do útero e exame clínico das mamas.

A cada três meses, a instituição atende um município da Região Metropolitana. Em Pacajus, a unidade móvel ficará instalada no centro da cidade, recebendo mulheres para a realização dos exames e para orientações sobre saúde sexual e reprodutiva e prevenção de câncer de mama e colo do útero. Até junho, o Sesc espera atender a população feminina da cidade com 1.900 mamografias e 1.900 exames ginecológicos do colo do útero.

De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, uma enfermeira, um educador em saúde e um técnico de radiologia estão à disposição da população na Unidade Móvel, recebendo as pacientes encaminhadas dos postos de saúde da cidade para realizar os exames.

Os exames realizados na Unidade Sesc Saúde Mulher são analisados pela equipe médica do Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Em 2018, 35 mulheres receberam diagnóstico de irregularidades nos exames e foram encaminhadas para serviços especializados da rede de atenção oncológica.

A iniciativa do Sesc existe em 23 estados e auxilia as mulheres na realização destes exames de alta complexidade. Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, revela que, em 2017, o percentual de cobertura mamográfica do Sistema Único de Saúde para mulheres na faixa etária de risco foi o menor dos últimos cinco anos.

Durante a permanência da Unidade em Pacajus, o Sesc, em parceria com a secretaria de saúde, municipal e estadual, também promove palestras e atividades educativas sobre a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama, tanto no espaço externo do equipamento como na unidade básica de saúde do município.

Serviço
OdontoSesc
Quando: até maio de 2019
Atendimentos gratuitos

OdontoSesc I
Onde: Avenida Castelo Branco, S/N, Praça da Matriz – Varjota
Informações: (85) 9 9854 2614

OdontoSesc II
Onde: Rua Lúcio Torres, S/N (em frente à Prefeitura Municipal de Barreira)
Informações: (85) 9 8188 1944

OdontoSesc III
Onde: Avenida 17, bairro Jereissati II – Pacatuba
Informações: (85) 9 86029623

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Pacajus
Quando: de 28 de março a 30 de junho, das 8 às 17 horas.
Informações: (85) 9 8768 0496