Esse homem,  percebe-se logo, é habitado pelo Espírito Santo. Bem se vê, que ele expressa primeiro a vida, sua vida e sobretudo sua própria vida interior. Seu itinerário espiritual se afirma com firmeza para quem se torna seu familiar, lendo-o e meditando-o assiduamente.

Jean-Pierre Renouard

[Renouard, Jean-Pierre. Orar 15 dias com São Vicente de Paulo. Tradução de Clóvis Bovo. – São Paulo: Editora Santuário, 2004, p. 17. – (Coleção Orar 15 dias; 10)]

São Vicente de Paulo nasceu numa terça-feira de páscoa, 24 de abril de 1581, na aldeia de Pouy, na França, e faleceu em 27 de setembro de 1660. Foi uma das figuras mais extraordinárias que o catolicismo legou à humanidade. Sua  imensa dedicação aos pobres fê-lo merecedor da alcunha de pai dos pobres.

Foi um homem de vida intensa e movimentada, devotada tanto a Deus e Jesus Cristo quando ao trabalho em prol dos desvalidos. Mas destacou-se também no manejo da pena. Seus escritos, incluindo cartas, palestras e documentos, somam quatorze volumes. Somente cartas, conforme seus biógrafos, ele teria escrito em torno de 30.000, tendo sido preservadas, porém, somente 3.000.

Eu não poderia deixar passar este 27 de setembro de 2011 sem fazer um registro, por mínimo que fosse, da vida deste santo extraordinário a quem devo uma das revelações mais especiais com que fui agraciado até o momento em minha busca espiritual. Mas disso falarei em outra ocasião.

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles