No centro, contudo, está Ele, o Filho, cuja figura aparece naquele pequeno Credo presente nas palavras do anjo, verdadeira identidade de Cristo. Ele é Jesus, um nome comum em Israel mas cujo significado é altíssimo: Salvador. Ele é Grande e Rei eterno (“O Senhor Deus Lhe dará o trono do seu pai David e reinará para sempre sobre a casa de Jacob e o seu reino não terá fim”, vv. 32-33). Com estes dois títulos, Jesus surge como o herdeiro da promessa davídica: “Fiz o teu nome tão grande… Firmarei para sempre o seu trono régio. Serei para Ele um Pai e Ele será para mim um Filho… A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre” (2Sm 7,9.13.14.16). Jesus é, portanto, o Messias davídico. O anjo alinha outros três títulos cristológicos: Filho do Altíssimo, Filho de Deus, Santo. João Batista é chamado “grande diante do Senhor” (v. 15), Jesus é o Grande em absoluto. João Batista é “cheio do Espírito Santo desde o seio de sua mãe”, mas relativamente a Jesus é o próprio Espírito Santo que “desce” para O constituir como homem; João Batista é destinado a “preparar um povo ao Senhor” (v. 17), Jesus pelo contrário tomará posse e reinará sobre o povo de modo eterno” (v. 33).

Gianfranco Ravasi

[Ravasi, Gianfranco. Os rostos de Maria na Bíblia: trinta e um “ícones” bíblicos. Tradução de Maria Pereira – TRADUVÁRIUS, Lisboa: Paulus Editora, 2008, p. 155.]

Ele é o Mistério dos mistérios, Abismo dos abismos, insondável destino dos que nEle creem. Ele é a pergunta para a qual não tenho resposta. Ele é a grande Indagação e o grande Convite. Ele é Aquele sob cujos pés deponho o silêncio abismal dos meus maiores anseios. Ele é Aquele diante de Quem não ouso voluntariamente dizer Creio, pois se o fizesse eu não saberia explicar ao certo em Quem ou no que creio. No entanto, uma Força oculta, desconhecida e misteriosa, estranhamente me faz despertar numa manhã de 25 de dezembro pronunciando as palavras: CREIO EM DEUS PAI, TODO PODEROSO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, E EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR.

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles